Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nutricionista da Unopar Piza elenca as principais dicas; Universidade presta atendimento nutricional gratuito à população

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os impactos e influência que a alimentação exerce em nossa saúde. Apesar do dia específico, falar sobre a saúde e cuidar dela é algo que deve ser feito todos os dias.

Uma das principais maneiras de se cuidar da saúde é através da nutrição, processo em que os organismos utilizam os alimentos ingeridos para assimilar nutrientes e fazer com que as funções vitais aconteçam de maneira saudável. A coordenadora do curso de Nutrição da Unopar Piza, Eliane Cristina Campos, dá algumas dicas nesse sentido:

O que é ser saudável?

Comer pouco não significa comer saudável. Magreza também não é sinônimo de saúde. A alimentação é um ponto importante, mas ter saúde significa ter bem-estar mental, físico e social.

Dietas

É comum a alimentação saudável e a nutrição serem associadas a dietas malucas e restrições alimentares que nem sempre fazem bem. Isso acontece porque a população sempre buscou algo extremo quando se trata de alimentação e padrões de beleza. Muitas pessoas querem perder peso rápido ou atingir objetivos físicos que nem sempre condizem com a saúde geral do corpo, pois restrições desnecessárias podem cortar elementos importantes para a nossa saúde.

O ideal, quando se pensa em regime, é manter o equilíbrio: não exagerar na quantidade de comida e nem nas restrições. Se sentir a necessidade de emagrecer, o ideal é uma reeducação alimentar, e o acompanhamento profissional é imprescindível, pois um nutricionista ou profissional de saúde da área saberá o que te fará bem.

A busca pela saúde através da alimentação

Profissionais de saúde são aliados na hora de buscar uma vida mais saudável. É importante ter o acompanhamento de um nutricionista, um educador físico e um médico, por exemplo, para conquistar esse objetivo. Comer de forma correta e trabalhar o sistema digestivo com alimentos adequados e saudáveis, são duas das principais formas de se viver bem através da alimentação. Vale lembrar que cada corpo tem uma necessidade específica, por isso é importante não seguir dietas da moda. Afinal, o que vale para um, pode não ser saudável para o outro. Outro ponto: a reeducação alimentar que visa um hábito alimentar saudável não deve ser sofrido. Não podemos ter uma relação negativa com a alimentação.

“Em suma: se consultar com um profissional de saúde na área da nutrição, planejar suas refeições e manter atitudes positivas em relação à alimentação são as principais dicas para se alcançar uma vida mais saudável. São atitudes que devem ser empregadas em nossa rotina não apenas no Mês da Saúde e da Nutrição, mas no ano todo”, finaliza a coordenadora do curso de Nutrição da Unopar Piza, profª Eliane Cristina Campos.

A Unopar Piza dispõe da Clínica-Escola de Nutrição, que oferece atendimento nutricional gratuito à população de Londrina e região. O atendimento contempla toda a área nutricional e é feito pelos alunos do curso de Nutrição com supervisão dos professores.

Os serviços disponíveis são: avaliação antropométrica, aplicação de anamnese e inquéritos nutricionais para conhecer histórico do paciente, entrega de plano alimentar individualizado e acompanhamento mensal dos pacientes.

Para agendar um horário é só entrar em contato pelo telefone (43) 3371-7775. A Clínica atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Mariana Paschoal/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.