Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O êxito ou o fracasso de um povo está condicionado à educação. Nenhuma atividade humana, no campo da ciência, prosperará com uma educação vulnerável. Não se está propondo a nomeação de oficiais do exército para dirigirem nossas escolas. A proposta é o compartilhamento do modelo militar para dar consistência doutrinária à escola pública. É um arranjo capaz de resgatar a ordem, a dignidade e o patriotismo no sistema educacional brasileiro.

É urgente a necessidade de se incorporar em nosso ensino um relacionamento respeitoso entre o educando e o educador; entre os pais e os mestres; entre a direção da escola e a comunidade. Uma vez que existem um conjunto disciplinar consistente e uma administração escolar capaz de colocá-lo em prática, com certeza, essa composição vai complementar o desejo universal da vida escolar da nação. É preciso doutrinar nossa juventude com ética. Essa ação civilizadora é um dever da família e do Estado. Esse é o procedimento capaz de promover as mudanças necessárias da coletividade escolar.

Quebrando os paradigmas da indisciplina, a escola se fortalece, revigora seus conceitos e revive seu patriotismo. Com essa ascensão conceitual, a escola vai possibilitar aos alunos uma formação plena da cidadania.

A própria comunidade percebe que a escola militar é um local seguro, onde os estudantes estão protegidos da marginalidade. Se esse modelo é bom, por que não proporcioná-lo também à escola pública? Essa possibilidade depende apenas de uma medida provisória do poder público, acrescentando mais um parágrafo ao Art.3º da Lei de Diretrizes e Bases, transferindo ou possibilitando a escola pública a aplicação da doutrina da escola militar. Essa nova ação, de interesse nacional, vai reviver na comunidade escolar a ordem, a ética e a moralidade. É um comportamento capaz de expulsar do meio estudantil a indisciplina, a libertinagem e o Bullying. Os estudantes serão discípulos e os professores, os mestres. Nesse relacionamento saudável onde a disciplina prevalece, a educação, na sua essência, alcança sua plenitude; e o estudante, sua real cidadania. Essa nova ordem no ensino público não será o fim da liberdade estudantil. Nossa democracia pluralista se harmoniza com novas ideias, desde que, substanciadas na Constituição Brasileira. Assim a liberdade escolar será espelhada na beleza auriverde da pátria e no pavilhão que representa nossa terra. Isso vai pavimentar novos caminhos; ampliar horizontes e conquistar o orgulho da nossa terra. A expectativa é grande o desejo de mudança é forte e a fé brasileira está direcionando para esse novo tempo.

Nelson Araújo de Oliveira – Professor aposentado - Jardim Sabará - Londrina -PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.