Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prestes a ser aprovada pelo Congresso Nacional, a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica está provocando polêmicas na relação entre trabalhadores e empregadores, embora tenha como um dos principais objetivos reduzir burocracias, garantir maior segurança jurídica, facilitar novos empreendimentos e, assim, possibilitar a geração de emprego e maior circulação de riquezas. Ainda é tudo muito novo e, como sempre nesses casos, as pessoas ficam temerosas em perder direitos ou transgredir os deveres. “Tem muitas previsões que são úteis à sociedade como um todo. Outras, são questionáveis”, avalia o advogado Jossan Batistute, sócio do Escritório Batistute Advogados.

Em vigor há pouco mais de três meses, a MP tem força de lei imediatamente após a sua publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até o dia 27 de agosto. O texto já foi aprovado pela Câmara, com alguns destaques (adendos legislativos à versão original do Executivo) e agora aguarda votação no Senado. “Há esperança que a nova legislação possa contribuir com a mudança da cultura jurídica e judicial, instigando as pessoas a empreenderem mais, a gerar mais riqueza e negócios, bem como empregarem mais a partir de um parâmetro legal mais sólido às empresas. Todavia, ainda que já vigente a MP (pois tem força de lei desde sua publicação), há precariedade. Afinal, ela pode não ser aprovada pelo Congresso e, mesmo que aprovada, ainda pode haver mudanças e acréscimos, causando insegurança jurídica até o desenrolar completo no âmbito legislativo.”, diz Batistute.

Entre as novidades da MP está a permissão para a digitalização de documentos, mudando regras sobre armazenamento de documentos públicos. Dessa forma, os documentos digitais terão o mesmo valor probatório que um documento de papel, original, que pode agora ser destruído depois de digitalizado. “A ideia central é ter ‘menos Estado e mais negócios’, com um Estado mais enxuto, menos burocrático e com mais liberdade aos cidadãos. Busca-se menos burocracia, ensinando a todos a tomar parte de seus registros e a serem mais organizados”, ressalta o advogado, que é especialista em Direito Empresarial e mestre em Direito Negocial.

É preciso destacar ainda outros avanços que, espera-se, sejam mantidos no Senado Federal. São eles o incentivo ao empreendedorismo por meio da simplificação na abertura de empresas e negócios, o que reduz custos e traz regras mais claras e mais rígidas para que sócios sejam responsabilizados por dívidas da empresa; redução do hoje elevado capital mínimo para abrir empresa individual de responsabilidade limitada; redução da possibilidade de revisão de contratos depois de assinados, o que garante maior segurança jurídica, atrai investimento e, na prática, incentiva o cidadão a pesquisar mais e não aceitar qualquer contrato; e permissão para comercialização a grupos restritos de produtos e serviços novos, funcionando assim como testes para inovações.

Mas, também há polêmicas advindas de destaques legislativos, como o que diz respeito ao trabalho aos domingos. Atualmente tanto a Constituição Federal quanto a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) preveem que todo trabalhador tenha direito a um descanso semanal, que dever ser preferencialmente aos domingos. Entretanto, na realidade o que a MP faz é apenas retirar a regra de que tal descanso semanal seja aos domingos, estendendo o que já ocorre em algumas categorias para todas as demais existentes, estabelecendo a obrigatoriedade do descanso dominical pelo menos uma vez ao mês.

Outra polêmica refere-se à ampliação de 10 para 20 o número de empregados mínimos para que a empresa seja obrigada a registrar o ponto dos colaboradores, situação na qual os empregadores/empregados passarão a registrar o ponto somente nos horários de trabalho que fugirem à jornada ajustada entre eles no contrato.

Em que pese toda a polêmica, conforme o advogado Batistute, o objetivo geral da nova norma é tornar mais ágil a abertura de empresas, diminuir o chamado “custo Brasil” e estimular a geração de empregos. Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 13 milhões de desempregados no Brasil, o equivalente a 12,5% da população economicamente ativa. “Não é a solução para o problema do desemprego no país, mas, pode ajudar a diminuir os índices de desemprego. O que precisamos é ficar atentos a essas mudanças. Como advogado, meu papel também é informar a população e tirar dúvidas sobre os itens, principalmente os mais polêmicos ou os que interferem mais na vida das pessoas.”, diz.

Jossan Batistute é sócio do escritório Batistute Advogados especializado em questões societárias, gestão patrimonial e imobiliárias. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e, além de algumas especializações feitas, também é mestre em Direito Negocial pela UEL, sendo ainda professor em programas de graduação e pós-graduação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.