Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Passado o embate eleitoral e empossado o novo governo, de tendência diferente do anterior, a sociedade espera por resultados. Enquanto as reformas andam a passos lentos no Congresso, a equipe econômica corta verbas de setores importantes na tentativa de não ultrapassar o déficit primário dos R$ 139 bilhões fixados no orçamento. Repete o que fizeram os governos anteriores, mas agora há a nefasta reação ideológica dos ditos prejudicados que nada fizeram quando a tesoura estava nas mãos de Lula e Dilma. É preciso compreender que Jair Bolsonaro não foi o criador déficit e desequilíbrio orçamentário, do empreguismo, das queimadas e de outros males. Pelo contrário, sua eleição deu-se na expectativa de, com nova postura, poder resolvê-los.

O governo propõe as leis que farão o país voltar  à sustentabilidade e o Congresso tem o dever de analisar e votar as matérias com a máxima brevidade, pois cada dia que passa é mais sofrimento ao povo. Além da Previdência, já está encaminhada, são urgentes as reformas administrativa, econômica, política, eleitoral, trabalhista e outras. Desse conjunto de medidas há de resultar o reequilíbrio entre receita e despesa, a diminuição de gastos públicos,  melhor política de impostos e medidas que impulsionem a economia e tragam de volta a produção e os empregos.

Não podemos ignorar que, além da União, existem os estados e municípios também em situação de déficit. E que, quando o ente federado cai na inadimplência, o socorro é responsabilidade da União. É por isso que se deve trabalhar pelas reformas a eles extensivas e pela manutenção de uma pacto federativo.  Os políticos e burocratas têm de considerar que União e Estado, embora poderosos no contexto da administração pública e da representação política, são meras peças de ficção, pois ninguém mora na União e nem no estado; todos moramos no município. Logo, o município tem de ser bem tratado para poder tratar bem seus cidadãos, que constituem o grande patrimônio nacional.

Chegamos à hora da verdade. Precisamos de medidas concretas que devolvam o equilíbrio à economia e tornem o país atrativo aos investidores privados, já que o Estado não tem recursos para investir e, mesmo que tivesse, não deveria fazê-lo, pois é péssimo administrador de negócios. A grande tarefa dos governantes e da comunidade legislativa – Senado, Câmara, Assembléias e Câmaras Municipais – é encontrar fórmulas de solucionar o os problemas que afligem o povo. O atual governo já acabou com a compra de votos legislativos com cargos e benesses. Agora resta ao Legislativo não fazer dessa medida moralizadora uma arma, cumprindo bem a sua missão de fazer e modular as leis e, com isso, justificando a necessidade de sua existência...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.