Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ainda persistem dúvidas sobre a origem do coronavírus. Teria "escapado" de um laboratório chinês em Wihan ou ter origens naturais, considerada a frequência de sua emissão por animais.

Até o momento, a posição científica assenta ferreamente a origem natural. Motivos não faltam. A proliferação entre animais causadores constitui prova robusta. Por outro lado, não há nenhuma comprovação de vazamento de laboratórios. Porém, essa resposta é incapaz de desfazer todas as dúvidas.

Pende do lado da versão científica o uso político e consequente estremecimento das relações internacionais, caso se tornasse induvidoso que a vírus teve origem chinesa. A China seria responsável pelo maior cataclismo sofrido pela Terra.

O argumento é frágil quando se considera quem predominantemente o emite. Donald Trump. Nada mais comprometedor de sua credibilidade. Seja como for, persiste o dilema. Não há argumentos exaustivamente convincentes, de um lado ou de outro.

Note-se que ganha força a suposição segundo a qual o simpático, ainda que escamoso, pangolim, é mais suspeito do que o morcego. Mas não há pangolins somente em volta da China. Habitam grande parte do mundo. Logo, por que razão infectariam os primeiros infectados, da cidade do laboratório chinês? É algo mais misterioso que uma coincidência.

Há algo tão terrível, vindo do campo político. O laboratório não é administrado por um governo da democracia e das liberdades públicas, em que avulta em importância a transparência. Não há comando autoritário, de partido único, comprometido com a verdade. É certo que esses incidentes dramáticos em usinas e laboratórios não são dolosos, porque custa a crer que uma decisão kamikaze poria o mundo em risco. São culposos, em que não se deseja o resultado. Porém, a responsabilidade, no caso irreparável, não é afastada. O acidente nuclear de Chernobyl, como se sabe, deveu-se à teimosia dos burocratas dirigentes da URSS, contrária ao entendimento dos cientistas.

Que a ciência não se verga, é um mantra. Porém, ante a possibilidade de a pandemia sanitária transformar-se numa pandemia política, talvez mais grave ainda, pode ter justificado uma exceção que tenha levado os cientistas chineses ao silêncio.

 Enfim, o pangolim pode estar carregando a culpa dos homens.

Amadeu Garrido de Paula, poeta e ensaista literário, é advogado, atuando há mais de 40 anos em defesa de causas relacionadas à Justiça do Trabalho e ao Direito Constitucional, Empresarial e Sindical. Fundador do Escritório Garrido de Paula Advocacia e autor dos livros: “Universo Invisível” e “Poesia & Prosa sob a Tempestade”. Ambos à venda na Livraria Cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.