Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em que pese o ato de falar ser a gênese do parlamento, já passou da hora dos parlamentares sérios e dos dedicados ocupantes de função públicas dos três poderes evitarem a atividade circense dos remanescentes petistas e seus puxadinhos no Congresso Nacional. O que fizeram na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, durante o diálogo com o ministro Paulo Guedes, não é atitude de quem está interessado em discutir o tema da reunião; trata-se apenas da repetição do grotesco comportamento de quem não tem contribuição e, pelo contrário, atua para destruir e disso tirar algum dividendo. O governo, as mesas diretoras das casas legislativas e os partidos políticos comprometidos com o eleitor e com a vida nacional deveriam se precaver em relação a esses errantes, cujo discurso é previsível para todas as situações porque é sempre focado na desconstrução. Isolem essa ruidosa minoria e façam o que tem de ser feito para tirar o Brasil da crise que, sem qualquer estranheza, foi produzida pelos governos em que essa gente esteve pendurada o tempo todo e mereceram a reprovação eleitoral da Nação.

É consenso que as reformas são imperativos de recolocação da economia nacional nos eixos. O governo já apresentou por escrito as suas propostas. Cabe agora aos parlamentares fazer a sua parte, analisando todas as situações e, se for o caso, promovendo as alterações que a Constituição, as leis ordinárias e os regimentos lhes facultam. Devem fazê-lo com todo zelo e dedicação, pois o trabalho que ali realizam é desenvolvido em nome do povo que os elegeu como representantes. Evitem chamar ministros ou técnicos governamentais e principalmente deixá-los à mercê dos agitadores da casa legislativa. A força do parlamento está na votação. Os deputados e senadores têm o direito (senão o dever) de promover alterações nos projetos e a aprovação ocorre pela maioria de votos. Os que tumultuaram a reunião com Paulo Guedes não conseguem reunir maioria e, nestas condições, terão de se contentar com o que o grupo majoritário decidir. Poderão até protestar, mas de nada valerá. Cumprida a votação, os projetos e suas alterações retornarão ao Executivo que os colocará em vigor e, caso não concorde com alguma das mudanças, tem o direito de veto. O veto volta ao Congresso que, novamente sem precisar dos tumultuadores, pode ser acatado ou rejeitado pela maioria dos parlamentares. Se rejeitado, o presidente do Congresso sanciona a matéria e ela entra em vigor.

O Brasil já perdeu muito tempo com os agitadores. Eles não pensam, necessariamente, como dizem. Mas se comportam demagogicamente em busca de espaço midiático e na tentativa de construir uma imagem contestadora que possa garantir suas próximas eleições. No episódio da CCJ, o estranhável é que os parlamentares novos e os governistas, que formam expressiva maioria, não contestaram a ruidosa e irresponsável  minoria. É preciso rever seus conceitos e lembrar que só foram eleitos para renovar. Se não agirem, perderão o trem da história...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.