Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Imagine que você é dono de uma área verde que é verdadeiro paraíso da biodiversidade, abrigando uma grande variedade de espécies raras da fauna e da flora, algumas inclusive em vias de extinção. Imagine ainda que esse gigantesco santuário, equivalente a cerca de 170 mil campos de futebol, é uma das pouquíssimas áreas de preservação da Mata Atlântica e abriga uma das sete maravilhas da natureza.

Pois saiba que nós, cidadãos dos 14 municípios cuja área territorial é abraçada pelo Parque Nacional do Iguaçu, temos a responsabilidade de cuidar e tratar das riquezas desse Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. Ele está em nosso solo e em nossas veias. Nossa economia, nosso orgulho, nosso crescimento e as perspectivas para nossos filhos e netos navegam pelas águas do Rio Iguaçu. E agora, mais do que nunca, é o momento de refletir sobre como pretendemos conduzir a relação entre a sociedade local, o turismo e a preservação ambiental nesse ambiente majestoso que o Criador colocou aos nossos cuidados.

No corrente ano entraremos em vias de novo processo de licitação pública para a concessão da administração do Parque Nacional do Iguaçu. Trata-se de um acontecimento de extrema importância para todos nós que moramos, vivemos e dependemos desse inigualável presente da natureza. A empresa escolhida irá gozar do privilégio de zelar do Parque por décadas. Em contrapartida, deverá primar por infraestrutura turística adequada; incremento nos equipamentos de transporte, segurança e conforto; e extrema seriedade e competência em tudo que se refira à preservação ambiental. É uma enorme responsabilidade. E ela vai afetar diretamente a vida de todos nós, qualquer que seja a atividade profissional que exerçamos. Duvida?

Vamos supor que você seja um servidor público. Aparentemente, você está blindado quanto a todo e qualquer efeito resultante da gestão do Parque Nacional do Iguaçu. Quer ela seja boa ou má, seu emprego e salário estarão garantidos, e sua rotina não será afetada. Agora, vamos colocar uma lupa na situação e imaginar que alguma decisão equivocada reduziu a atratividade e a visitação pública aos nossos aparelhos turísticos. O dinheiro que deixará de ser injetado em nossa economia criará um efeito cascata de dissabores sociais: com menos consumo no comércio local, teremos alta nos preços, resultando em menor poder de consumo da comunidade local. Com uma evasão de investidores e empresas, empregos serão ameaçados. Com menos oportunidades em nosso mercado, profissionais talentosos buscarão oportunidades de outros centros. Se o cenário ficar mais drástico quanto a uma recessão regional, outros efeitos ainda mais graves podem se fazer presentes, desembocando até mesmo em avanço da criminalidade. Nesse quadro, nem o hipotético servidor público do início do parágrafo estaria imune, nem ninguém.

Portanto, para que esse processo de licitação ocorra a contento para concessionários e comunidade, há duas palavras-chave que não poderão nunca ser deixadas de lado: lisura e transparência. A lisura é garantida com a criação de regras claras, oportunidades igualitárias, prazos factíveis e decisões soberanas pautadas por uma meritocracia nítida e favorável ao Parque, aos cidadãos do oeste paranaense e aos milhões de visitantes que nos chegam anualmente. A transparência fica por conta de comunicações abertas ao público e que prezem pela clareza nos conteúdos. Todo cidadão deve ter o direito de conhecer, entender e acompanhar o processo licitatório. Para muitos, inclusive, trata-se de uma obrigação, pois não poderemos nos omitir quando interesses tão valiosos a toda a comunidade estarão sendo postos em debate, já que, conforme dito, ninguém deixará de ser afetado por aquilo que for feito ao Parque Nacional do Iguaçu, seja para o bem ou para o mal.

É importantíssimo que todos entremos em campanha pela condução ilibada desse processo de licitação. E não por qualquer sentimento de desconfiança ou pelo medo insuflado por nossa fama de país com más práticas em processos licitatórios, mas porque é um legítimo interesse de todos nós. Temos de fomentar o debate, divulgar informações relevantes, acompanhar o movimento que irá orbitar as discussões que envolvem essa concessão tão valiosa.

A preocupação com o uso público de um bem tão incrivelmente precioso que é o nosso Parque não é de hoje. Em 1916, quando Santos Dumont, ao visitar nossas cataratas, soube que a área ocupada por elas havia sido doada pela antiga Colônia Militar a um proprietário particular, manifestou-se com essas palavras: “essas maravilhas não podem pertencer a um particular!”, vindo a conversar pessoalmente com o Presidente do Paraná, Afonso Camargo, apresentando pedido de criação de um parque para proteger nossas cataratas e permitir a visita de pessoas do mundo todo. E assim foi feito. Cabe a nós darmos continuidade ao bom exemplo do Pai da Aviação, considerando o Parque e suas cataratas como um patrimônio de todos, mas uma responsabilidade especialmente relevante para nós que moramos às suas margens.

José Elias Castro Gomes é empresário e empreendedor, iguaçuense de coração que escolheu Foz do Iguaçu para constituir sua família, pai de 3 filhos nascidos em Foz do Iguaçu.Já foi Mantenedor do Colégio Semeador, Diretor da ACIFI, Presidente do Sinepe e participou de diversas entidades ligadas a Educação, Comércio e Prestação de Serviços. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais do Idesf e apoiador de projetos ligados a Educação e Turismo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.