Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pela segunda vez em três anos, o Brasil oferece ao mundo o típico exemplo de imprevidência. Pior que, numa mesma unidade da federação e pelo mesmo grupo empresarial. O lamaçal de Brumadinho tem as mesmas características do de Mariana, mas com maior e mais lamentável número de perdas humanas. Em Mariana vazaram 60 milhões de metros cúbicos de lama, que causaram dano ambiental até no mar e causaram 19 mortes. Já em Brumadinho, os 12,7 milhões de metros vazados atingiram diretamente mais de 500 pessoas (até agora, 58 mortos, 305 desaparecidos e 192 resgatados com vida). Ao mesmo tempo que as equipes buscam vítimas, é preciso avançar em providências. Primeiro identificar o efetivamente ocorrido e definir as responsabilidades para promover as devidas reparações e penalizações.

É indispensável que se apure o histórico  – planta original, licenciamento, alterações de projeto,  fiscalização de implantação e operação da barragem sinistrada -, apure-se intercorrências operacionais, a possibilidade de reações químicas do material depositado que possam ter alterado peso ou volume da massa, a ocorrência de movimentação sísmico comprometedora da base ou da estrutura e até possíveis atos de sabotagens que possam ter levado ao rompimento e queda do dique. Concomitantemente, busque-se as responsabilidades tanto da operadora e sua equipe quanto das diferentes instâncias de fiscalização. Concluída essa recomposição do histórico da obra e encontrados os responsáveis, sejam eles apresentados à Justiça para cada um responder no justo nível de sua culpa ou dolo. Não devemos perder de vista, no entanto, que auditorias nacional e internacional verificaram recentemente a barragem sinistrada e garantiram sua regularidade. Daí a conveniência de apurar possíveis alterações químicas ou sísmicas.

Mas isso não basta. É preciso que o ensinamento da tragédia sirva para a tomada de providências que evitem sua repetição em outros empreendimentos do gênero. O Relatório de Segurança de Barragens de 2017, publicado no ano passado, revela a existência de 790 barragens de rejeitos espalhadas pelo território nacional e que apenas 211 delas (o equivalente a 27%) foram vistoriadas naquele ano. Esse é apenas um detalhe da precariedade do setor, que deve ser acrescentado por outras observações como o nível de confiabilidade que levou a própria operadora a manter suas instalações na parte baixa da barragem. Há que se questionar, ainda, o plano de emergência para possíveis acidentes que comprometam comunidades rurais e urbanas localizadas na bacia hidrográfica que se torna escoadouro do material vazado.

Já que a tragédia de Mariana pouco ou nada serviu para melhor a segurança do setor, espera-se que os novos governos – que agiram com mais celeridade que os de 2015 – tenham ações mais proativas e, até como homenagem às vítimas de Brumadinho, sejam capazes de buscar a reparação dos danos com maior rapidez do ocorrido em Mariana, que ainda estão pendentes, e, principalmente, evitem novos eventos dessa natureza e magnitude. Além das 790 barragens de rejeito, existem no país 22.920 barragens de água e só 12.590 delas possuem outorga, concessão ou autorização de funcionamento. Isso indica que 45% delas operam irregularmente, com riscos incalculáveis. É preciso mapear tudo isso, antes de termos de lamentar novas tragédias que, no caso, são previsíveis e, até, anunciadas...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.