Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A possível mudança do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos parlamentares e seguidores para a UDN (União Democrática Nacional) é um fato novo no dia-a-dia da política, mas não chega a ser novidade na carreira do governante que, nos seus 30 anos de mandato, passou por sete partidos. Vale lembrar, no entanto, que a sigla agora escolhida, diferente das anteriores, inexpressivas, tem um passado de destaque. Criada em 1945, na redemocratização pós-ditadura Vargas, a UDN reuniu expoentes da política nacional da época. Teve atuação voltada ao liberalismo e moralidade contra o populismo praticado por Vargas, a quem fez grande oposição durante o governo constitucional, que terminou no seu suicídio. Depois de apresentar candidatos a presidente e perder nas eleições de 1945, 50 e 55, o partido apoiou Jânio Quadros, que era filiado ao PTN (Partido Trabalhista Nacional) e ganhou a eleição de 1960, mas renunciou 7 meses após a posse. Viveu às turras com o governo do petebista e herdeiro político de Vargas, João Goulart (1961-64) e apoiou a tomada do poder pelos militares. Foi extinto em 27 de outubro de 1965, juntamente com os demais partidos, através  Ato Institucional nº 2, que criou o bipartidarismo, com Arena e MDB.

Num país onde os partidos não passam de cartórios, a volta da outrora ruidosa UDN pode atender à necessidade de Bolsonaro se desvencilhar dos problemas que começam a surgir no PSL. Mas o presidente e seus seguidores devem se acautelar para evitar que na nova sigla ocorram as mesmas práticas. Mudar ou não de partido é puramente opcional, mas o presidente tem de fazer do seu partido uma plataforma segura para governar. A UDN, por estar inativa, não tem passado e nem problemas recentes. Não será difícil moldá-la aos interesses do mandato e aproveitar o seu passado histórico como grife ideológica. Cultivar a idéia de um partido que no passado teve grandes lutas pelo desenvolvimento nacional.

O país passa por uma importante virada de ciclo, semelhante às ocorridas em 1945, 1964 e 1985, com a diferença de hoje não haver quebra institucional nem alteração do processo eleitoral. A nova ordem decorre de eleições livres e democráticas. O presidente e seu grupo, tendo recebido o pais governável das mãos de Michel Temer, que pagou alto preço para tirá-lo do colapso petista, tem de se prevenir e manter a credibilidade. Evitar decisões impensadas e geradoras de crise, lembrando dos exemplos dos seus histriônicos antecessores Jânio Quadros e Fernando Collor que, com medidas de alta repercussão, perderam a condição de governar. O momento exige firmeza e segurança do governante para que a economia tenha os investimentos necessários, o trabalho seja pleno, a segurança eficaz e a esperança por dias melhores seja a constante. Fatos isolados não devem, jamais, afetar o governo.

Quanto à mudança de partido, será irrelevante se o governo mantiver seu norte e não permitir que acontecimento subalternos provoquem crises que em nada ajudam mas podem desviar dos objetivos. No PSL, na UDN ou em qualquer outra sigla, Bolsonaro tem de se cuidar  e sempre ter como foco principal aquilo que prometeu em campanha e com o que ganhou os votos do eleitorado. Uma das tarefas a cumprir – é bom não esquecer – é a reforma do sistema partidário, que hoje não atende aos interesses do país...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.