Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

2020 foi um ano difícil. Isso porque a realidade inesperada exigiu muita coragem, muita força e, principalmente, muita resiliência da população mundial. Além dos embates externos, não raro, as pessoas também travaram batalhas internas contra a ansiedade, contra o medo e contra a sensação de incerteza. Diante da nova dinâmica social, infelizmente, houve quem deixou aflorar toda a maldade e ganância existentes dentro de si. Exemplos disso são as autoridades que, comprovadamente, desviaram recursos federais que deveriam ter sido aplicados na luta contra o (a) Covid-19. Por outro lado, felizmente, o ano de 2020 nos deu também a oportunidade de perceber o quanto os seres humanos, em sua maioria, são capazes de abrir mão do próprio conforto para atenuar a dor e o sofrimento do próximo. Não sabemos o que nos aguarda em 2021, mas sabemos o que precisamos fazer para enfrentar, de maneira efetiva, toda e qualquer circunstância que se apresentar diante da nossa existência diária.

Para enfrentarmos os desafios de 2021, da melhor maneira, não podemos ser negligentes com a saúde do nosso corpo. Por ocasião do distanciamento social, a população, em geral, infelizmente, tende a adotar uma postura sedentária, favorecendo um aumento da massa corporal e o surgimento de comorbidades, associadas ao maior risco cardiovascular, como o aumento da pressão arterial, por exemplo. Diante dessa nova realidade, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) sugere a prática de atividades físicas que promovam gasto energético superior à condição de repouso, como uma maneira de evitar o sedentarismo. A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), visando à plena saúde do corpo (e da mente) da população e o consequente reforço do sistema imunológico, também lançou diretrizes para o período de distanciamento social. Entre as diretrizes da ASBRAN estão: fazer dos alimentos naturais a base da alimentação, planejar o tempo de preparo da alimentação e ser crítico diante das propagandas de alimentos. 

Além dos cuidados com a saúde do corpo, faz-se extremamente necessário também o cuidado com a saúde da mente. A redução da interação social, as perdas econômicas e a mudança da rotina impuseram impactos psicológicos e emocionais aos indivíduos. Reações psicológicas ao contexto atual incluem: angústia emocional, ansiedade, solidão, estresse e depressão. Em razão dessas reações emocionais, a Sociedade Brasileira de Psicologia sugere algumas medidas para atenuar o sofrimento emocional. Entre as medidas sugeridas estão: manter certo distanciamento das mídias sociais, manter a comunicação virtual com os entes queridos, tentar manter uma atitude positiva diante do contexto que se apresenta e tentar ser gentil e paciente consigo mesmo (a) e com os outros. Tais diretrizes são extremamente importantes, porque, à medida que treina a própria mente para agir, e não para reagir, o ser humano evita desgaste desnecessário e, dia após dia, torna-se mais apto a agir de maneira sábia, coerente e positiva diante dos mais variados estímulos do cotidiano.

Portanto, independente do que aconteça, em 2021, saiba que, ao cuidar da saúde do corpo e da saúde da mente, terás plenas condições de enfrentar as mais variadas circunstâncias. Ainda que sofra alguma queda em 2021, se estiver com a saúde mental e com a saúde física bem gerenciadas, certamente, conseguirás levantar e seguir em frente sempre que necessário. Que, em 2021, não nos falte força, ânimo, coragem e resiliência para compreender e assimilar os ensinamentos dessa nossa jornada.

Anderson Luís Pires Silveira – Estudante de Medicina da UFSM - Santa Maria/RS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.