Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ano de 2020 foi marcante em vários aspectos da vida humana. Falou-se muito sobre saúde, higiene, cuidados pessoais e com o próximo, além de economia e desenvolvimento social, tudo isso atrelado à uma pandemia, que colocou à prova o desempenho de estruturas, métodos e sistemas até então consolidados e, por vezes, inquestionáveis. No setor educacional não foi diferente, já que todos também foram tirados de sua zona de conforto e convocados para viver o aqui e agora com o objetivo de manterem a missão de educadores e propagadores do conhecimento.

Na educação básica, emergiu o desafio de manter o ensino mesmo sem as condições necessárias habituais. Perdeu-se o contato presencial com os alunos e gerou-se a necessidade de empregar esforços não só para que o processo educacional acontecesse, mas também para impulsionar o uso da tecnologia, inovação, criatividade e agilidade. Com isso, alterou-se não só a rotina dos educadores e educandos, mas também o modo de transmitir conhecimento por meio de plataformas virtuais até então pouco exploradas.

Em meio à tantas mudanças compulsórias, em que a autocrítica dos processos foi ponto de partida para muitas alterações, percebeu-se o quanto é eficiente estar sempre em movimento em uma realidade tão dinâmica quanto a que se apresenta neste momento. E para isso, gestores e professores compreenderam que não se podem manter estruturas ditas seguras ou métodos arcaicos que, por vezes, foram eficazes em algum momento, entretanto, não o são mais. No Colégio Marista de Maringá, por exemplo, precisou-se olhar além do contexto ameaçador e se arriscar em novidades para que o impacto negativo do isolamento social não deixasse de ser um impulso para a educação.

Como bem dizia Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Logo, como questionar que a pandemia não ensinou tantas coisas apesar dos pesares? Hoje sabe-se que ser educador é mais do que um título de licenciatura ou um diploma de pedagogia, mas a disponibilidade para manter a alegria no aprender, ou melhor, no aprender e reaprender. É nesta constante construção de novos saberes que o conhecimento avança, se desenvolve e envolve novos agentes que o aplicam em um processo dialético e contínuo.

Não se pode mais pensar a educação referenciada em conteúdos que são meramente reproduzidos pelos estudantes, a pandemia ensinou que de nada basta ter um amplo conhecimento sem valores que sensibilizam e humanizam a sociedade para a autopreservação e ação constante. Ou seja, não se pode pensar em educação e processos educacionais que mantenham os estudantes alheios ao presente. É preciso envolvê-los em situações que exijam o despertar para o aqui e agora, mantendo-os prontos para atuarem em quaisquer condições, sejam elas de exigência intelectual, socioemocional, ética, política, individual ou coletiva e até mesmo espiritual.

Mais do que impactos traumáticos causados pela Covid-19 e isolamento social, em 2021 haverá milhares de condições para o desenvolvimento do conhecimento em todas as dimensões. Para isso será necessário que educadores em todos os setores se mantenham em movimento de autoavaliação, autocrítica, revisão de processos e métodos, que estejam presentes e sejam presença significativa. 

Danilo Xavier de Morais é filósofo, pedagogo e analista de Pastoral do Colégio Marista de Maringá

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.