Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quanto tempo falta para o apocalipse? Esse questionamento é feito anualmente ou algumas vezes ao ano, desde a segunda metade da década de 40 e, originalmente, estava relacionada a uma hecatombe nuclear, cuja consequência seria a aniquilação completa da humanidade ou, na melhor das hipóteses, da forma como a conhecíamos antes da tragédia global. Desde o início do ano, o periódico não científico norte americano Bulletin of the Atomic Scientists, informou há quanto tempo a humanidade se encontra do fim: 2 minutos. A divulgação é feita por meio de um relógio analógico estampado na capa da publicação, o qual possui dois ponteiros: o da hora, sempre fixo na marca das 12 horas, significando meia-noite, e outro, o dos minutos, móvel e ameaçador, levando-se em conta que apenas 15 minutos o separam da sobreposição ao ponteiro das horas.

A revista Bulletin foi fundada em 1945 com o intuito de informar e conscientizar a sociedade para as consequências da era atômica que despontava naquele momento, pós-efeitos dos bombardeios nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, levada a cabo pelos Estados Unidos. Em outras palavras, o viés editorial original, bem como o conteúdo da revista, surgiu como contraponto ao uso da tecnologia nuclear para fins bélicos. Todo ano, o ponteiro dos minutos é alterado ou mantido na mesma posição, simulando o nível de vulnerabilidade do mundo às consequências de três adventos: uma guerra nuclear em nível mundial, as mudanças climáticas e o surgimento de tecnologias disruptivas, as quais, de alguma forma, substituam ou aperfeiçoem radicalmente as já existentes, afetando negativamente a sociedade. A alteração ou manutenção do ponteiro dos minutos é feita após consulta ao Conselho de Ciência e Segurança da Bulletin, bem como ao Conselho de Patrocinadores, o qual inclui quase duas dezenas de vencedores do Prêmio Nobel.

Ao longo dos últimos 71 anos, a revista Bulletin estampa em sua capa a iminência, em minutos, para o apocalipse, baseada na contribuição de cada um dos três adventos, ou de todos simultaneamente. Segundo o Relógio do Apocalipse, já estivemos muito perto de uma destruição total, provocada fundamentalmente, por uma guerra nuclear em nível mundial, como também houve períodos de relativa tranquilidade. Desde 1991, o avanço no sentido horário do ponteiro dos minutos tem sido vertiginoso: o gráfico despenca até atingir, como em 1953, 2 minutos para a meia-noite.

Apesar das novas tecnologias inspirarem receio, em nível mundial, de que algumas delas possam ser utilizadas para prejudicar o ser humano e de que as mudanças climáticas avançam para a consolidação de tragédias humanitárias, o Relógio é muito sensível à instabilidade gerada pelo estoque de armas nucleares presentes em países como Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e Coréia do Norte (em ordem cronológica de produção). Seis desses países causam preocupação real sobre um confronto no qual as armas nucleares possam ser utilizadas. São eles: EUA, Rússia, China, Índia, Paquistão e Coréia do Norte.

No contexto da ameaça nuclear, somos apenas a plateia, assistindo passivamente uma peça macabra na qual os atores nuclearmente armados, interpretados por chefes de Estado e ditadores, decidem sobre o futuro da humanidade, de acordo com seus caprichos e estratégias de poder - e parece que pouco ou nada podemos fazer para alterar o roteiro. Não é à toa que, desde 1991, o ponteiro dos minutos tenha saído dos 17 minutos para meia-noite e seguido em sentido horário na seguinte sequência: 14; 9; 7; 6; 5; 3; 2,5 e, agora, 2 minutos.

Dinis Gomes Traghetta é doutor em Física e professor de Física do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo (UP). É autor do livro “A Bomba Atômica Revelada”, finalista do Prêmio Jabuti em 2014.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.