Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Finalmente vemos duas falas coincidentes, uma do governador paulista Joao Dória e outra do presidente Jair Bolsonaro. No mesmo dia em que o primeiro anuncia seu plano de vacinar todos os paulistas até o final de outubro, o segundo garante que até o final do ano toda a população brasileira estará imunizada. É um bom sinal quando dois líderes antagônicos – independente de seus posicionamentos e propósitos políticos – falam a mesma coisa diante de algo tão grave quanto a pandemia da Covid-19. Oxalá façam autocrítica, reconheçam onde suas ações de até agora não foram as melhores, e possam corrigir o curso para, com isso, podermos debelar o mal mais facilmente. Se ambos tiverem essa grandeza, certamente outras lideranças nacionais ou regionais farão o mesmo, até porque não lhes restará outra alternativa.

Já faz mais de um ano e três meses que convivemos com o novo coronavírus. Lamentamos a primeira morte de um brasileiro em 17 de março do ano passado e, dois meses depois, no dia 17 de maio, registrávamos 1.179 óbitos, número que baixou até 128 em 8 de novembro, mas disparou novamente em dezembro, atingindo o pico de 4.249 em 8 de abril último. O quadro retrocedeu um pouco, mas ficou em mais de 2 mil na maioria dos dias de maio e junho que se inicia. Com isso, já perdemos 469.784 brasileiros (número de 04/06) e temos o grande temor – já dado como certo por várias fontes – de que chegou a terceira onda.

Bom seria se, desde o começo, tivéssemos podido contar com ações coordenadas e numa mesma direção, com o único objetivo de salvar vidas. Teria sido melhor que em vez do confronto, os governantes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tivessem optado pelo acordo que fosse menos danoso à população. Mas, apesar de tudo, sempre é possível corrigir o curso e priorizar o interesse do povo, cuja maioria pouco se importa com a política e o destino que cada político terá em sua carreira.

Esperamos que Bolsonaro, independente de suas razões ou preferências, desista do debate com governadores e prefeitos, e estes façam o mesmo em relação ao presidente, pensando apenas no meio de fazer a vacina chegar mais rápido a cada cidadão integrante do público em risco e de garantir o socorro aos que adoecerem e – mais do que se fez até agora – motivar a população a tomar todos os cuidados porque, melhor que ser vacinado ou receber tratamento hospitalar, é não contrair a Covid-19. Sabemos que mesmo os pacientes dados como curados da pandemia, saem do hospital com sequelas que carecem de fisioterapia e tratamento próprios e, muitas vezes, isso tudo é insuficiente. Não morreram da Covid, mas morrem das complicações dela restantes.

Outro ponto a motivar a população – além do distanciamento pessoal, não aglomeração e da limpeza seguida das mãos – é a necessidade de os testados positivos colocados em recolhimento domiciliar sigam as recomendações de não circulem, para evitar a proliferação do vírus a seus familiares e membros da comunidade onde vivem. Levantamentos denunciam que muitos deles descumprem o determinado.

Quanto às apurações de impropriedades ou crimes cometidos por quem quer que seja, no âmbito da pandemia, é tarefa para a promotoria pública e a polícia. Que os inquéritos apurem devidamente e apresentem os faltosos à Justiça. Já a CPI do Senado, deveria ampliar prazos e, em lugar das audiências espetaculosas que tem oferecido à Nação, aguardar os procedimentos dos órgãos de fiscalização e controle e o resultado das investigações estaduais e municipais sobre o destino do dinheiro que o governo federal liberou para aplicação no combate à pandemia. E, depois de baixado o número de infectados e mortos, com o mal sanitário já em liquidação, juntar tudo e produzir um relatório consciente, preciso e sem o nefasto ar de disputa eleitoral que tem presidido os trabalhos até agora. Em vez da contenda, precisamos é de entendimento e racionalidade, o que, infelizmente, tem faltado nesse tempo onde perdemos milhares de compatriotas...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.