Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando boa parte dos estados e municípios reativa hospitais de campanha e toma outras providências para enfrentar o novo avanço da pandemia, chama a atenção a determinação do novo prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB). Tratar precocemente com hidroxicloroquina, ivermectina e outros medicamentos tradicionais e de baixo custo, os pacientes logo após testarem positivo. E, ao mesmo tempo, manter em funcionamento a economia do município - restaurantes, bares, shoppings, comércio de rua e prestadores de serviços – observadas as medidas sanitárias básicas como o uso de máscaras, assepcia das mãos, distanciamento pessoal e não aglomeração.

Ao mesmo tempo em que setores advertem que os medicamentos do tratamento precoce não têm eficácia cientificamente comprovada para o combate ao coronavírus (um mantra que vem sendo repetido desde a chegada do ma epidêmico), torna-se interessante observar que o tratamento do mal em sua fase inicial é recomendado por experientes especialistas nacionais e internacionais como forma de evitar que o quadro se torne grave e exija internação e cuidados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Lembremos, ainda, que os medicamentos tradicionais custam menos de R$ 100 a caixa com 30 comprimidos, enquanto a execução dos protocolos indicados para pacientes graves se eleva a alguns milhares de reais. Ainda mais: se conseguir barrar a infecção na fase inicial, os pacientes que responderem bem ao tratamento estarão salvos e não necessitarão do socorro mais oneroso, que restará disponível como retaguarda aos que chegarem ao estágio grave da epidemia.

A partir dessa corajosa decisão do prefeito Melo, a capital gaúcha - que tem 1 milhão e 483 mil habitantes e hoje registra 78.339 casos e 1.878 óbitos decorrentes da  Covid-19 - passa a ser vista como referência no combate à pandemia. Em vez de participar da indigesta e estéril discussão sobre medicamentos, quarentenas e formas de combate, parte para o tratamento primário que poderá resultar na tão discutida comprovação (ou não) da eficiência dos medicamentos simples. O prefeito não seria louco a ponto de tomar atitudes desse porte sem ter o assessoramento de autoridades do meio científico e de saúde do município e, pela natureza do trabalho, sua equipe acompanhará a evolução do quadro de cada um dos pacientes precocemente tratados para chegar à conclusão, que será uma importante contribuição à ciência. Ninguém tem, a priori, meios de garantir o acerto da medida. Mas, em curtissimo prazo, os números nos darão a informação. Se diminuírem os novos casos de doentes ou pelo menos reduzir o percentual de letalidade, o esforço portoalegrense terá produzido os efeitos desejados e, principalmente, gerado o conhecimento que poderá beneficiar outras localidades brasileiras e até do exterior cujas populações padecem. E essa experiência ocorrerá sem riscos pois, se os níveis continuarem os mesmos, restará provada a ineficiência até hoje não definida do tratamento precoce e dos antivirais simples e baratos. Mas os pacientes não terão sido prejudicados porque, da forma que se procedeu desde o começo da pandemia, fatalmente iriam para a internação e o tratamento de alto custo e enfrentariam a possibilidade da falta de vaga. Os que não responderem ao tratamento precoce ficarão onde estariam se o novo sistema não tivesse sido implantado.

Mais uma vez repetimos. O enfrentamento a Covid-19 requer união, comprometimento, desprendimento e até patriotismo dos envolvidos. As contendas que temos assistido no setor não podem continuar. Os governantes e seus auxiliares têm nas mãos a nobre missão de salvar vidas. Se não cumprirem, estarão desonrando o mandato popular...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.