Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 17/10/2018  08h09

O vira casaca

Um dia ele seria julgado pela história. A avaliação  de um político não é feita apenas sobre o que ele fala sobre sí mesmo. Mas isto não o atormentava. O que era importante era estar sempre ao lado dos mais fortes e ricos. Sua origem humilde era um cartão de apresentação que usava sempre que participava dos encontros nas salas do poder. Exibia sua capacidade de deixar os humildes e se misturar alegremente com os favorecidos pela sorte, pela  herança dos antepassados ou simplesmente pelos favores que a família recebeu do Estado em algum momento. Tinha sempre pronto um discurso que falava de conciliação, de paz, de  bem estar para todos. Mas era um palavrório vazio e muitas vezes completamente contraditório do que negociava nos corredores e salas  dos poderosos do momento. Vivia para servir e ser servido pelos que estavam abaixo de sua condição social. A maior parte do tempo estava no exterior, sempre nas melhores acomodações e participando de jantares e festas reservadas para poucos. Não restava dúvida, era um homem de sucesso, ainda que as más línguas insistiam em detrata-lo. Era pura inveja certamente.

Receber algum dinheiro dos adversários, na opinião dele, era um pecado menor. Afinal todos eram corruptos e ninguém até então tinha  sido condenado por isso. Era considerado normal e poucos tinham coragem de classificar isso de corrupção. Aparentemente ela não prejudicava ninguém uma vez que o dinheiro era obtido nos cofres públicos e os pagadores de impostos não tinham acesso às contas e aos gastos do governo de plantão. Já  estava embutido nos produtos e serviços comprados pelo governo, e por isso era considerado normal. Os ricos industriais e banqueiros negociavam essas quantias sob o pretexto que estavam ajudando a implantar a governabilidade, a estabilidade que tanto alegavam para concluir os seus negócios a longo prazo e garantir os seus ganhos. Portanto nada mais útil para todos do  que fazer uma aliança corruptor-corrupto em nome dessa estabilidade. O sistema econômico passava por grande transformação e em nome do crescimento, da proteção do mercado interno, da balança comercial favorável tudo  deveria ser feito. O enriquecimento de alguns foi transformado em um objetivo nacional a ser alcançado a qualquer custo, mesmo que para muitos isso significasse o desemprego e milhares de vidas desperdiçadas.

Em quatro momentos diferentes ocupou o posto de ministro e chegou mesmo a governar o país. Ninguém se importava que ele fosse originário do clero e que tivesse participado da assembleia que redigiu a constituição revolucionária. Primeiro apoiou os privilégios da Igreja, depois foi favorável a nacionalização de seus bens e conseguiu uma reforma que permitiu a reorganização total da instituição para que funcionasse a serviço do Estado. Essas  mudanças foram pequenas se comparadas com o fato de ter apoiado a revolução, a ditadura, a volta do absolutismo e o liberalismo. Acusado, ainda em vida, de ser cínico e imoral, rebatia com o argumento que não servia a regimes políticos, mas sim ao seu país. Na imprensa era tratado por uns como um canalha e por outros como um estadista, afinal tinha conseguido vitórias  importantes diante das grandes potências que dominavam o mundo. O que mais poderiam querer dele? Diante dessas vitórias tudo o mais que se falava era poeira e o tempo se encarregaria de soprar para bem longe. Até as metrópoles lhe deviam favores, uma vez que articulou um movimento para impedir que suas colônias se separassem e se tornassem páises independente. Tinha um nome comprido e vistoso, mas todos o chamavam de Talleyrand. Se outros políticos seguiram ou não os seus exemplos, a história se encarregou de listar.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.