Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 04/12/2020  10h11

Os Eleitos

Houve duas eleições, quase que sumultâneas em Porto Alegre. A primeira, elegeu Sebastião Melo e a segunda, já na segunda feira elegeu os verdadeiros culpados pelo aumento alarmante  das infecções de COVID 19 na capital. Pelos decretos e recomendações oficiais, os grandes vencedores foram a Cultura e a Indústria do Entretenimento. Fiquei surpreso porque existiam fortíssimos candidatos e com muito mais competência do que os eleitos.

A minha ingenuidade achou que a nova e enorme disseminação  de casos da doença poderia ter sido causado pelas festinhas clandestinas, que reúnem centenas de pessoas, todos os fins-de-semana, em sítios escondidinhos, onde as pessoas, sem nenhuma adoção de medidas de precaução se divertem à valer.

Presumi errado, certamente, que aquela turba que fica aglomerada na Rua Padre Chagas, parques, praias e logradouros públicos, bebendo seu drinques, conversando pertinho um do outro (sem máscara, claro) era outra forte candidata.

Sinto-me uma "Velhinha de Taubaté" em supor que campanhas eleitorais disputadíssimas, com passeios, carreatas, corpo-a-corpo e obrigatoriedade de voto, pudessem ser as favoritas nesta hipotética eleição de quem infecta mais.

Pensei nos supermercado (que, por sinal, adotam medidas protocolares de higiene exemplares) e nos velhinhos com suas máscaras abaixo do nariz, tivessem alguma chance nesse pleito.

Poderiam ser os chamados negacionistas, que se esforçam para minimizar a gravidade da situação pandêmica, embora muitos já estejam experimentando UTIs e respiradores artificiais, e para os quais, desejo pronto restabelecimento.

 As pesquisas erraram feio pois os grandes vilões eleitos, são justamente aqueles que estão completamente aptos e com boa experiência na aplicação e fiscalização das medidas de higiene e distanciamento: os empresários das áreas cultural e de entretenimento que, por tabela, empregam milhares de artistas e pessoas humildes, que se encontram em estado de total vulnerabilidade social.

É compreensível que seja assim, principalmente num Brasil onde o entretenimento e a cultura são considerados itens supérfulos e seus profissionais considerados descartáveis. Artistas, empresários e todos os trabalhadores desta enorme engrenagem que movimenta fortemente a economia nacional estão falindo, ficando doentes de enfermidades psicosomáticas e até passando fome.

A única coisa que se pede é equidade, sempre lembrando que todos devem obedecer os cuidados de higienização das mãos com água e sabão ou abusando do álcool gel, sempre usar máscara e obedecer o  distanciamento  social.

Garanto que as medidas aqui elencadas serão, invariavelmente, encontradas em eventos ou apresentações artísticas profissionais e nunca em festinhas clandestinas ou em quaisquer aglomerações irresponsáveis ou amadoras.

Parafraseando o querido Zé Antônio "Anonymus  Gourmet" Pinheiro Machado: "voltaremos"!

Esgualepados, mas voltaremos.

Zé Victor Castiel - ator, empreendedor cultural e colunista do jornal Zero Hora e do Site GZH de Porto Alegre - (carol@conteudoempresarial.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.