Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A prisão dos quatro acusados de hackear os telefones do ministro da Justiça, procuradores e policiais federais, ministros de tribunais superiores e até dos presidentes da República, Câmara dos Deputados e Senado Federal tende a ser a porta para o deslinde de uma imensa teia de conspirações e, também, aponta a necessidade de controle mais seguro nas comunicações tanto oficiais quanto corporativas. É preciso puxar a teia até chegar aos mandantes e custeadores desses crimes, identificar as motivações e enquadrá-los nos tipos penais compatíveis. Como envolvem autoridades e agentes públicos, coisas do Estado e principalmente a privacidade e sigilo individual das pessoas, tanto os hackers quanto seus contratantes, devem ser processados com base na Lei de Segurança Nacional.  Há que se cuidar da proteção das informações e do sigilo das comunicações. A sua violação pode levar a problemas pessoais, danos à segurança pública, impactos econômicos públicos e privados e até ao conflito entre países, com a possibilidade de levar à guerra.             

A internet, que se estendeu sobre todas as atividades modernas, tem vulnerabilidades que precisam ser resolvidas mas, enquanto isso não ocorre, outras alternativas precisam ser encontradas. Uma das dificuldades é que o sigilo das comunicações hoje vigente pouco diverge daquele do tempo das cartas enviadas pelo correio, que não podiam ser levadas e nem abertas por destinatários diferentes do constante na postagem. Hoje, com o meio eletrônico, de impacto imediato e abrangente, carecemos de novos instrumentos de proteção e, inclusive, da atualização nas leis penais para regular as atividades e punir os violadores que, além da esfera pessoal e governamental, também atacam o meio corporativo e causam perdas tanto monetárias quanto de credibilidade.

Se toda essa celeuma criada pela divulgação das mensagens do então juiz e dos procuradores da Lava Jato tiverem por objetivo desqualificá-los e com isso anular os processos em que atuaram em relação ao ex-presidente Lula, hoje cumprindo pena em Curitiba, é mais uma fraqueza institucional que precisa ser solucionada. Jamais um condenado – por mais notório que seja – poderia ensejar tanta mobilização e perda de tempo a um país que precisa trabalhar para sair da crise que, pelo menos em parte, ele próprio e seu grupo provocaram.

Desde a sua eleição, o presidente Jair Bolsonaro é alvo da mais voraz campanha que um governante já sofreu neste país. Não bastasse a facada sofrida no primeiro turno da campanha eleitoral, é alvejado diariamente pelos adversários políticos e por uma imensa massa ideológica que tenta impedir suas ações. É uma radicalização que só pode fazer mal à sociedade e abre espaço até para ações como as dos hackeadores agora identificados e encarcerados. É por isso que as instituições – Executivo, Legislativo e Judiciário – devem se manter íntegras e cumpridoras de seus deveres de guardar, aperfeiçoar e exigir o cumprimento das leis. Aos adversários do governo, a única opção é aguardar as próximas eleições para, nelas, tentar obter o maior número de votos... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br    

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.