Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A saída dos médicos cubanos é apenas o começo da solução para a vergonhosa dependência ideológica e até cultural a que governos irresponsáveis submeteram a população. Nada contra os profissionais cubanos, explorados pela neo-escravidão onde 75% dos seus rendimentos são confiscados pela ditadura de seu país. Mas tudo de reprova à postura do governo brasileiro que, em 2014, ao instituir o “Mais Médicos”, concordou em pagar os serviços ao governo da ilha e não aos que vieram aqui trabalhar e, pior ainda, abriu mão do teste de capacitação, exigido para médicos de todos os outros países e até para os brasileiros formados no exterior. Faz bem o futuro governo ao abrir a possibilidade de asilo aos cubanos  que desejarem (ou puderem) romper com seu país e passar a viver e trabalhar livremente em território brasileiro.

A saída abrupta dos 8 mil profissionais vai trazer problemas imediatos. É preciso que a União, os estados e os municípios adotem medidas reparadoras. Que o impacto seja trabalhado de forma racional e, principalmente, sem viés político-ideológico. Todos os envolvidos têm de ver à sua frente apenas a questão objetiva: suprir a necessidade de atendimento à população. Lembrar que , mesmo com a presença dos cubanos, o povo não tem hoje o socorro médico previsto no pomposo artigo 196 da Constituição, que reza: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Partindo da premissa de que o país forma 20 mil médicos por ano, não parece ser difícil suprir as 8 mil vagas abertas. Além dos formados localmente, existem os brasileiros diplomados no exterior e profissionais dos outros países, que também podem se candidatar aos postos. Nas Forças Armadas e nas Polícias Militares, quando um candidato entra para os cursos preparatórios, já sabe que, ao final, será classificado para prestar serviços em qualquer ponto do território sob jurisdição da instituição e lá deverá permanecer por um tempo determinado. Seria salutar se o mesmo critério fosse empregado aos que ingressam nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e de outras áreas em escolas públicas ou custeados por bolsas oficiais. A legislação deveria estabelecer que, formado, ele seja classificado para prestar serviços onde falte profissional de sua especialidade, recebendo salário de mercado (no caso do médico, os R$ 11 mil) e tenha a possibilidade de, findo o período compulsório, ali permanecer se essa for sua vontade. Em vez de pagar intermináveis financiamentos de bolsas, , esta seria a melhor a retribuição à sociedade pelos investimentos na sua formação e, com certeza, supriria até os grotões com a mão-de-obra hoje escassa ou inexistente.

Além de deixar de financiar a ditadura cubana, o governo ainda deverá ter outra importante fonte de recursos para o novo “Mais Médicos”. Poderá destinar ao programa parte da economia resultante da exoneração dos milhares de cabos eleitorais, afilhados políticos, parentes e assemelhados que incham as repartições e nada produzem. Essa é uma das vantagens de um governo que não precisou fazer barganhas para se eleger...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.