Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ex-ministro Sérgio Moro deveria agir para evitar que suas divergências virem munição para os petistas, especialmente os apeados pelo impeachment e por atos de corrupção que ele próprio, como juiz, apurou e julgou na Lava Jato. E, também, cuidar-se para não servir aos que  atacam o governo porque perderam as tetas onde o dinheiro público era mamado via propaganda estatal desnecessária, incentivo cultural a artistas que dele não necessitam e, principalmente, na deslavada corrupção.

Nomear (e demitir) ministros e ocupantes de cargos não concursados é ato discricionário do governante. O "erro" de Bolsonaro foi a dita "carta branca" a Sérgio Moro. E o de Moro, não considerar que a liberdade total oferecida por um recém-eleito é relativa e sujeita aos percalços no exercício do mandato. 

Votei em Bolsonaro porque, em 2018, era a única opção viável para impedir a volta dos destituídos de 2016, muitos deles processados e condenados. Votaria hoje pela sua reeleição, mesmo com toda a  campanha negativa que sofre e seus próprios arroubos. Depois de sua posse, estancou-se a sistêmica corrupção que corroeu o país por décadas e ocorre a reforma do Estado, que acontece apesar da dura resistência dos que perderam privilégios.

O fim da barganha de ministérios e cargos públicos por votos parlamentares é uma conquista que o governo proporciona aos brasileiros. Provê a administração pública de quadros competentes (não de meros afiliados políticos) e, de quebra, resgata a independência e a dignidade do Congresso Nacional. Sem a coação para vender seus votos,   deputados e senadores restam libertos para legislar, fiscalizar os atos governamentais e, principalmente, honrar as promessas feitas ao eleitorado na hora de conquistar o voto.

Em 2022, com certeza, Jair Bolsonaro será candidato à reeleição. Dependendo do rumo que der à vida, Sérgio Moro também poderá concorrer à presidência. Torcemos que, além dos dois, outras lideranças surjam competitivas. Isso, se ocorrer, dará mais alternativas ao eleitor e, como lucro, fortalecerá a judiada democracia brasileira.

Quanto à saída de Moro e possíveis consequências, acalmem-se todos. É o oitavo ministro a sair do atual governo. Em poucos dias ninguém se lembrará disso. Rei morto, rei posto, é algo que se diz desde a Grécia Antiga, berço da civilização.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.