Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 04/02/2020  08h53

Pizza de quê?

Era um dia decisivo naquela pequena cidade do interior. A câmara de vereadores iria votar o impeachment do prefeito, que todos sabiam se tratar do maior corrupto da região. Porém, todos sabiam também que a maioria dos vereadores eram aliados políticos do prefeito em questão e já eram favas contadas como o chefe do executivo seria inocentado de todas as acusações pela maioria dos edis.

O presidente da câmara abre a sessão:

- Senhores vereadores estamos aqui hoje para votarmos a cassação ou não do nosso nobre prefeito. Vou dar a palavra aos colegas para que comecem as discussões.

O primeiro a falar foi o líder do governo:

- Nobres colegas aqui reunidos, sinceramente acho desnecessário dizermos mais alguma coisa a respeito dessa sandice que é a cassação de nosso estimado e venerado prefeitão. Tanto a oposição quanto nós da situação sabemos que a votação será favorável ao prefeito e por isso digo que se encerre os trabalhos e vamos logo ao que interessa que é a pizza!

Os vereadores se entreolharam concordando. O líder da situação continuou:

- Proponho aqui aos nobres colegas que peçamos logo pizzas de mussarela, que particularmente acho as mais gostosas!

Nesse instante o vereador da oposição se levanta enfurecido:

- Isso é um absurdo! É o fim do processo democrático! Onde já se viu num país como o nosso, em uma cidade como a nossa, ouvir tamanho absurdo como o nobre colega líder do prefeito acabou de proferir! Não se diz pizza de mussarela e sim pizza de mozzarella!

Um outro vereador discorda veementemente:

- O nobre colega da oposição deve achar que mora na Itália. Não se diz mozzarella e sim moçarela!

Os ânimos esquentam e os vereadores começam a falar ao mesmo tempo. O presidente da câmara intervém:

- Senhores! Senhores! Por favor, vamos manter o decoro! Cada um no seu lugar! Eu sei que a questão é delicada e todos nós estamos com fome, mas temos que chegar a um consenso antes que a pizzaria feche!

Entretanto, a discussão aumentava cada vez mais até que o vereador sem partido que sempre ficava em cima do muro pede a palavra:

- Senhores, temos que concordar que essa discussão não nos levará a nada e ao invés de pedirmos pizzas de mussarela ou mozzarela ou moçarela, por que não pedimos pizzas de calabresa?

Todos concordaram e a sessão foi encerrada para comerem as pizzas.

Nota do autor: Segundo os dicionários, as formas adequadas de escrever são: Mozarela ou Muçarela.

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.  rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.