Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sob o pretexto de vivermos num regime democrático, tornou-se hábito discutir o que se chamou de letalidade policial. Políticos outrora proscritos, transgressores legais e outros inimigos declarados da instituição policial conseguiram criar um discurso fácil que brutaliza a polícia e vitimiza o criminoso. Por conta disso, já se cometeu muita desobediência civil, como o toque de recolher, queima de ônibus e outros veículos, destruição de patrimônio público e privado e uma série de crimes em nome do falso pacifismo. Mesmo assim, a instituição policial não descuida do controle e, ela própria, através das ouvidorias e corregedorias, apura os possíveis excessos e os apresenta para as punições e reparações administrativas e judiciais.

O aumento da criminalidade e da reação policial tem razões complexas. Uma delas é o antagonismo natural entre aqueles que vivem à margem da lei e os que têm o dever de ofício de cumpri-la e, mais que isso, de defendê-la. Quando ocorrem os crimes, há a repressão estatal e muitas vezes o resultado é a morte, tanto de criminosos como de policiais e até de terceiros que nada têm em relação à contenda. Para cada caso há a devida apuração. Os registros policiais e judiciais são testemunhas disso. Noticia-se, agora, por exemplo, que no primeiro semestre desse ano aumentou em 21% o número de mortos pela Polícia Militar de São Paulo em relação a igual período do ano passado e, também, mais policiais perderam a vida tanto em serviço quanto de folga. Em 2020 morreram 436 confrontantes e no ano passado 358, ao mesmo tempo em que no lado dos policiais foram mortos 63 em 2020 e 56 em 2019.

As causas da escalada são diversas, mas a própria PM lembra – através do secretário executivo, cel. Álvaro Camilo - que, em decorrência da pandemia, policiais antes empregados em atividades de baixo confronto, como a ronda escolar, foram remanejados para o policiamento ostensivo, e o menor fluxo de tráfego nas cidades  facilita que as viaturas cheguem ao local quando o crime ainda está em andamento, ocorrendo o confronto e o resultado morte. Não esquecer, também, que os criminosos (especialmente os do crime organizado) estão cada dia mais ousados, armados e empoderados. Quando agem, as quadrilhas costumam colocar atiradores de elite nas proximidades com a tarefa de atacar as viaturas a caminho e até as instalações policiais da região para evitar a repressão ao ilícito em andamento. Parte dos óbitos decorre desse ataque dos criminosos e reação dos policiais.   

A polícia, como braço armado do Estado, tem o dever de combater o crime e, quando ocorre o confronto, a morte é uma das possibilidades. O ideal seria ter a polícia apenas como garantidora da ordem, sem a necessidade de repressão. Mas, para isso, não poderiam ter ocorrido as insólitas e irresponsáveis campanhas de desconstrução da imagem da instituição junto à população, realizadas por anos a fio. O Estado teria de investir mais em inteligência policial para em vez de reprimir, prever e impedir o crime; e o ordenamento jurídico – temerariamente abrandado em nome da sui-generis democracia em que vivemos – deveria, através de exemplos, levar aos transgressores à crença de que o crime não compensa. Todo ataque às forças do Estado, entre elas as polícias, deveriam ser considerados crimes hediondos, com o aumento da pena e sem progressão de pena, decadência de flagrante e outros favorecimentos carcerários que, aplicados genericamente, escandalizam a sociedade...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.