Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Criatividade é pensar coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”, Theodore Levitt

No momento em que a humanidade é desafiada como nunca na história, cada vez se fazem necessárias novas políticas de enfrentamento. Todos os segmentos da sociedade, em maior ou menor grau, precisam se reinventar para debelar a pandemia. No poder público, não é diferente. A palavra de ordem é “Inovação”. Vale para todos!

No âmbito da Administração municipal de Londrina, estamos procurando abrir mentes para ampliar nosso horizonte de ação, e nada mais providencial do que dar atenção e oportunizar o próprio munícipe.

Estamos propondo desafios, e notadamente voltados à comunidade universitária. Porque são nos bancos acadêmicos onde iremos prospectar grandes soluções e encontrar propostas que certamente enriquecerão a nossa sociedade. Eis, pois, o lançamento do “1º Concurso TCC em Ação: Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”.

É uma iniciativa da Prefeitura de Londrina e da sociedade civil organizada, que consiste em selecionar Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estudantes das instituições de ensino de nível superior, com o objetivo de estimular pesquisas que possam trazer soluções a serem aplicadas no serviço público.

Além de incentivar os alunos de graduação a apresentarem pesquisas e soluções inovadoras, o concurso visa formar um banco de ideias, práticas e sugestões qualificadas que fomentem o debate e sejam utilizadas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no município. Neste contexto, diversas secretarias municipais levantaram e indicaram demandas importantes que podem receber ideias agregadoras por meio de estudos produzidos em ambiente acadêmico.

A intenção é propiciar o fortalecimento da união entre as universidades e o poder público municipal, aproveitando a capacidade e o talento dos universitários. O mais importante é fazer com que essas pesquisas e ideias inovadoras possam ser implementadas tanto para inserção em políticas públicas da prefeitura como para uso da sociedade civil.

Os trabalhos a serem apresentados no concurso poderão abordar diferentes questões. Serão disponibilizadas 12 categorias de TCC para a escolha dos discentes: Habitação; Trânsito e Urbanização; Soluções em Tecnologia; Meio Ambiente; Saúde; Turismo e Desenvolvimento; População Vulnerável; Infraestrutura; Educação; Gestão Pública; Esporte, Cultura e Lazer; e Segurança. Dentro destes segmentos, ficam abertos 23 temas diferentes. Valerão trabalhos de TCC nos formatos monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto e plano de negócio, em conformidade com as normas de cada instituição de ensino para o curso de graduação.

Estamos procurando dar uma grande abrangência à promoção. O edital do concurso já está disponível para acesso prévio no endereço https://www.londrina.pr.gov.br/concurso-governo. Após as inscrições, que são gratuitas e vão até dia 5 de maio, os projetos deverão ser submetidos a uma Comissão de Avaliação, a ser formada pela nossa Secretaria por meio da Escola de Governo. O grupo deve ser composto por servidores municipais de diferentes áreas e representantes da sociedade civil. O resultado final, que deverá ser divulgado em fevereiro de 2022, valerá premiações, inclusive em dinheiro, viabilizado por entidades organizadas. O mais importante, contudo, é o diferencial que o trabalho premiado propiciará no currículo profissional do participante.

Acreditamos no interesse da academia londrinense. A iniciativa é inédita em Londrina e tem enorme potencial para gerar bons frutos para o crescimento local. A capacidade e capital humano que a cidade possui, em estudos e pesquisas, deve ser incentivada e muito bem aproveitada. Diz Evelyn Cordeiro: “A criatividade é a inspiração da inovação.”

Alex Canziani, ex-deputado federal, é secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.