Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todo governo comprometido com o povo tem a obrigação de alicerçar a sua democracia, gerar empregos, fortalecer a segurança pública, combater a desigualdade social, criar políticas de conscientização quanto a qualquer tipo de preconceito, racismo, intolerância religiosa, investir na saúde pública e principalmente promover uma educação de qualidade.

Devemos garantir a liberdade de ensino e a autonomia dos educadores, eles devem ser livres para ensinar e debater suas ideias em sala de aula. O professor deve sempre desenvolver nos jovens a capacidade do desenvolvimento do pensamento crítico, somente pela educação essa emancipação será possível, papel esse vital da instituição escolar.

Não podemos aceitar que desvalorizem a educação brasileira, é temerário priorizar somente uma área do conhecimento sabendo que todos se complementam e são essenciais na construção do conhecimento humano. Jair Bolsonaro quer definhar o "cérebro" de nossos jovens quando não incentiva e corta recursos de uma determinada área em detrimento de outras, o mais preocupante foi ouvir do presidente e do ministro da educação que os cursos de filosofia e sociologia não são importantes e por esse motivo deveriam sofrer cortes no orçamento. Bolsonaro quer construir uma geração de robôs?

O corte de recursos para essa área trará efeitos devastadores a longo prazo, haverá um atraso intelectual e cultural nas próximas gerações, professores perderão seus empregos e em pouco tempo o governo excluirá essas disciplinas do ensino médio, estratégia essa empregada na ditadura militar. É inaceitável, é imprudente, é autoritarismo. Não podemos aceitar mais isso.

Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - e-mail: valdonilson@globomail.com    https://www.facebook.com/valdonilsonalvesmoreira

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.