Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Meu nome é Benedito João dos Santos Silva Beleléu Vulgo Nego Dito, Nego Dito” (Itamar Assumpção)

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo anunciou homenagem a 5 ícones da cultura brasileira e que venceram barreiras, dificuldades e o preconceito tornando-se referência nas artes com um legado que ultrapassa fronteiras. São Paulo optou por homenagear personalidades negras, que vão receber estátuas espalhadas pela capital. Um dos nomes é o cantor e compositor Itamar Assumpção.

Itamar nasceu em Tietê, interior de São Paulo; ganhou fama como um dos criadores da vanguarda paulista; infuencia até hoje grandes nomes da MPB e é um artista reverenciado na Europa. E embora tenha corrido o mundo com sua voz, Londrina tem um capítulo especial na biografia de Itamar Assumpção. Morou em Cambé e em Londrina onde o músico fez amizade com Arrigo Barnabé e Cida Moreira, participou do emblemático show Na boca do bode e saiu consciente do som que iria fazer e que conquistou o mundo. Londrina representa o nascimento artístico do músico moderno, multifacetado e universal que é Itamar Assumpção. Tanto que Londrina é citada no site da Prefeitura de São Paulo que traz a biografia do músico. E praticamente todas as reportagens e biografias nacionais e internacionais sobre o músico falam de Londrina. Seu vanguardismo possui o ritmo do Brasil e ele sempre bebeu na fonte das nossas maiores tradições, dedicando inclusive trabalhos à Ataulfo Alves.

Falecido precocemente em 2003, o compositor Itamar foi gravado por nomes como Ney Matogrosso, Rita Lee, Cássia Eller, Cidade Negra e Zélia Duncan. Já homenageado com museu virtual, nome de casa de cultura, espaço na Biblioteca Cassiano Ricardo e peça teatral contando sua vida, Itamar Assumpção agora também fará parte do cenário urbano na maior cidade do Brasil.

Pois bem... Entendemos que é mais que chegada a hora de Londrina homenagear este grande artista e quem sabe um dia, nossas escolas estudem a obra desse gigante da música popular. Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Deputados Estaduais e Federais de Londrina, pedimos a união de vocês para uma homenagem digna a um dos maiores nomes da nossa cultura.

Prestar tributo à Itamar Assumpção é render homenagem ao povo negro de Londrina, à exuberante cultura londrinense e aos tantos homens e mulheres que pisaram o chão vermelho e com seus talentos fizeram a fama desta cidade jovem e ousada! Desde já o Instituto Cultural Arte Brasil e o Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro Brasileira se manifestam para que as autoridades londrinenses busquem essa homenagem a Itamar Assumpção e lhe deem o devido valor.

Aldo Moraes - Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil

Vagner Nogueira - Presidente do Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro Brasileira

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.