Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro testou positivo para a Covid 19 é um acontecimento previsível num país acometido pela pandemia. Não é o primeiro chefe de Estado ou de governo atingido pelo vírus. Antes dele já testaram positivo o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, o príncipe Alberto de Mônaco e o presidente de Honduras, Juan Hernandez, que já se recuperaram. Salvo qualquer imprevisto, é o que também vai ocorrer com Bolsonaro. No entanto, mais preocupante que a saúde do presidente, é a militância de alguns adversários seus, que pregam publicamente a sua morte. Deveriam se envergonhar pois, independente de quem seja o paciente, se insurgem contra a vida, bem maior da humanidade.

Esse odioso comportamento não tem relação alguma com a pandemia. Faz parte do inconformismo exacerbado daqueles cujos preferidos foram apeados do poder ou perderam as eleições e hoje têm de prestar contas de atos questionáveis ou até criminosos. Infelizmente, em nome da democracia, cometem-se os mais deploráveis atos, muitos deles criminosos, que clamam por justiça exemplar. Desde os anos 20 do século passado, direita e esquerda se confrontam, ambas dizendo-se democráticas. Getúlio Vargas derrubou a República café-com-leite em nome da democracia e fez a ditadura, o período democrático 1945-64 teve sucessivas tentativas de golpe. Em 64, os militares, chamados pelo povo, assumiram com a bandeira de evitar o comunismo e garantir a democracia. Devolveram o poder aos civis em 1985, quando restabeleceram-se as eleições diretas e vangloria-se da democracia conquistada, mas cheia de problemas. Hoje, depois de décadas de governos social-democratas, o povo, pela eleição, levou ao poder um presidente conservador.

Pelo bem do país, os adversários de Bolsonaro não deveriam impor a perseguição sem trégua. Atenderiam melhor aos anseios da comunidade se, em lugar de combater ferozmente o presidente, discutissem programas e propusessem alternativas e soluções. Ninguém elege deputado, senador, governador ou qualquer outro representante para que seja opositor ferrenho ou defensor cego de ideologias. O povo quer trabalho e solução para seus graves problemas. Na medida em que atrapalham o desempenho do governo regularmente eleito, tornam-se inimigos do povo.

Apesar da militância de risco demonstrada, jamais torceremos para que morram os adversários de Bolsonaro e nem aos que eventualmente nos contestam diretamente. Pelo contrario, queremos que vivam para, um dia, poderem admitir que estiveram equivocados e, finalmente, contribuir para a grande tarefa de construção nacional. Não queremos partido único de esquerda, nem de direita. Precisamos da salutar alternância no poder e do respeito à vontade popular. Que vivam todos... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.