Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Proponho um novo projeto para você. Um que você seja capaz de cumprir e sentir-se realizado por chegar ao fim com suas vitórias. Vamos lá? Antes de saber o que projetar, você precisa saber as áreas a serem projetadas, pois pode não ser atingindo nenhum objetivo se as metas forem muito amplas.

Inicie seu projeto refletindo sobre as áreas a serem projetadas:

Relacionamento

Como estão suas relações? O que tem gerado desconforto em sua casa? Você tem sido boa mãe, bom pai? Tem corrigido, amado, sendo presença na vida de sua família ? O que pode ser feito para melhorar esses relacionamentos?

Você tem sido um bom filho para seus pais, deixando-os exercer o papel de pais e não querer ser os pais deles? Reflita e determine o que você precisa fazer para melhorar essas relações. Lembre-se de começar com metas pequenas, para não se frustrar no fim do ano, por não ter alcançado seus objetivos.

Por exemplo: Vou tirar 30 minutos do meu dia, que ainda é pouco, para brincar com meus filhos. Brincar é brincar mesmo, desligar-se de tudo, até do celular, e envolver-se na brincadeira com eles.

Vida profissional

Nessa área, a pergunta é: sou feliz e realizada no meu trabalho? Digo trabalho e não profissão, pois há pessoas que são formadas, possuem diploma, graduação, mas não exercem sua função. Isso não deve ser motivo de tristeza, pois o importante é reconhecer a realização naquilo que se propõe a fazer. Se você acha que está estagnado na profissão, questione-se. O que pode fazer para melhorar? Talvez um curso, novos lugares de atuação, até novos desafios como cadastros curriculares em outras instituições, lançar-se em um projeto novo, mudar de cidade se for preciso. Acreditar que é capaz de ser melhor naquilo que se propõe a fazer e se dedicar a isso!

Vida pessoal

Nesse ponto, o olhar deve voltar-se para você! É aqui que entram as dietas, academias, cuidados pessoais e realizações pessoais; e é aqui que mora o perigo, porque, todo ano, muitas pessoas falam que vão emagrecer e não conseguem! Onde está o erro? Não adianta ter o desejo e não se determinar.

Se você quer emagrecer, a primeira coisa que deve ser feita é responder a estas perguntas: Você quer emagrecer? Precisa emagrecer? Para quem quer emagrecer? Quais são os reais motivos? Seja honesto como você mesmo!

Coloque no projeto de vida os passos a serem percorridos para alcançar essa meta e cumpra-os! Vá a uma nutricionista e siga a dieta exatamente como for proposto; vá à academia, todos os dias, e não durma antes de ter feito a atividade física. Disciplina educa!

Vida financeira

Quais são seus problemas financeiros? Reconheça suas limitações financeiras e os bens materiais que deseja adquirir. Se deseja comprar um carro ou trocar o que já tem, abra uma poupança, deposite o máximo que for possível por mês, mas estabeleça uma meta real: 50, 100, 150 reais o que for possível. Seja fiel!

Agora, seu problema são as dívidas? Então, preciso rever os gastos e até mesmo o modo de vida. Pode ser que você viva uma vida que não é compatível ao que ganha. Então, é preciso um ajuste não só financeiro, mas também pessoal.

Talvez sozinho não seja possível vencer essa limitação, portanto, se for preciso, tenha a humildade de pedir ajuda. Não tema! Se preciso for, coloque em seu projeto financeiro a ideia de pedir ajuda a alguém de confiança e que domina essa área.

Espiritual

Como anda seu relacionamento com Deus? Quanto tempo você se dedica a estar com Ele? Conversa com Deus? Escuta-O? Muitas pessoas reclamam que não escutam Deus, mas se esquecem de que para ouvi-Lo é preciso deixar que o Senhor fale. É preciso tê-Lo como amigo, ser atento a Ele.

Proponha-se a encontrar um horário para estudar a Bíblia, rezar o terço, ir à Missa, jejuar e confessar-se conforme ensina a Igreja. Alimentar a vida espiritual dá ânimo e coragem para vencer todas as demais áreas da vida.

O grande segredo desse projeto de vida é monitorar mensalmente. A cada último dia do mês reveja suas metas, risque aquelas que você já alcançou, marque as que já fazem parte de sua rotina e estão sendo aprimoradas.

Tudo isso nos impulsiona a nos esforçarmos, cada vez mais, para alcançarmos nossos objetivos. Reconhecer nossa evolução funciona como combustível nesta jornada da vida. Tenha coragem! Avalie sua vida! O que precisa melhorar? Retome e caminhe. Deus será o seu sustento! Mas saiba que sem esforço não há vitória e Deus reconhece isso!

Equipe de Colunistas do Formação/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.