Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A reforma da Previdência já foi aprovada e sancionada. Agora o governo prepara a reforma tributária, prevendo executá-la durante o próximo ano com a criação do imposto de consumo no lugar de PIS e Cofins, revisão no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e eliminação da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre os combustíveis, reformulação das tabelas do Imposto de Renda com faixas maiores de isenção e, no final, a desoneração da folha de pagamento dos empregadores. São medidas para consolidar, inclusive, a própria reforma da Previdência, que exigirá mais tempo do trabalhador em atividade. Para isso, é preciso criar um ambiente com garantia de trabalho, o que não tem ocorrido nos últimos anos. Se encontrar oportunidade no mercado, o idoso e o jovem, hoje alijados, voltarão satisfeitos à atividade e poderão viver melhor. 

O Congresso Nacional, as forças produtivas e a sociedade têm de se preparar para as mudanças, buscá-las e compreendê-las em termos amplos. Há décadas tem-se falado em desoneração, mas quando o governo elimina do Dpvat (seguro obrigatório de veículos), surgem críticas e até promessa de rebelião parlamentar porque deixarão de ser indenizados acidentes e não serão geradas rendas para o SUS e os Detrans. Fala-se como se esses setores funcionassem exemplarmente. Em vez de contestar as mudanças, os “especialistas” e interessados deveriam questionar o que se colocará no lugar da renda cessante e não o formato. Dá para imaginar a grita quando forem propostas alíquotas do Imposto de Renda maiores aos abastados para possibilitar a ampliação da faixa de isenção aos pobres. É preciso acabar com a hipocrisia.

Há que se compreender que o Brasil de hoje, mesmo sendo um grande país e tendo economia pujante, vive a crise provocada pelo improviso que levou ao inchaço das leis, da administração e dos costumes. É necessário fazer a lição de casa que sucessivos governos evitaram com medo da impopularidade. Não se faz omelete sem quebrar ovos. O governo já começou eliminando 21 mil cargos da estrutura federal e ainda tem muitos, criados e preenchidos por critérios políticos e clientelistas, a serem revogados. Não para castigo dos seus ocupantes, mas para contenção do déficit e criação de condições da máquina pública cumprir sua missão sem ser demasiado pesada ao contribuinte. Temos de modernizar o país para que seja competitivo aos concorrentes e atrativo aos investidores. Não esquecer que temos espaço, recursos naturais e tecnologia suficientes para abrigar muitos negócios. Mas há de se ter a sustentabilidade para que sejam lucrativos e, com isso, garantam oportunidades ao empreendedor local e empregos à população.

Não podemos continuar com a república aparelhada herdada da Era Vargas ou com a  insustentável, sindical e esquerdista que se instalou depois da redemocratização de 85, onde se prioriza direitos mas não se atenta aos correspondentes deveres. Governantes, políticos, lideranças econômicas e sociais têm de observar a grande tarefa de reconstrução. Se não a executarem, manterão o povo no sofrimento e passarão para a história, na melhor das hipóteses, com a pecha de incompetentes.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.