Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A nota alarmante das últimas horas, que inquieta o país, é a possibilidade do ministro Sérgio Moro sair do governo. Entre outros motivos, são citadas divergências com o presidente em relação ao diretor-geral da Polícia Federal. A hipótese, que preocupa lideranças, como o senador major Olimpio (PSL/SP), líder do partido no Senado, já leva oposicionistas e implicados na Lava Jato a festejarem o acontecimento que, mais do que uma saída de ministro, representaria forte perda no índice de confiança do novo Brasil,  já que o Moro é, hoje, mercê do seu comprometimento com a missão, o melhor avaliado de toda a equipe. A própria Polícia Federal, palco dos problemas, já estaria em situação de pré-greve e em encarniçada disputa interna pelas posições de mando, o que é prejudicial a quem tem a missão de governar e – no caso de Bolsonaro – foi eleito no bojo da proposta de mudança e moralização de hábitos e procedimentos.

O momento causa preocupação, pois, não é a primeira vez que os brasileiros elegem um presidente com base as propostas de reforma e austeridade. Em 1960 foi Janio Quadros que, com sua vassoura, prometia varrer as iniquidades e a corrupção e, em 1989, Fernando Collor, cuja promessa era acabar com os marajás. Voluntariosos, os dois caíram em desgraça por não conseguirem manter o time unido. Jânio renunciou sete meses depois da posse e Collor terminou afastado pelo impeachment de 1992. Bolsonaro precisa ter jogo de cintura para capitalizar o que seus pilares (Moro, Paulo Guedes, general Mourão e o próprio major Olimpio) podem oferecer ao governo e neutralizar tudo o que possa provocar maus ruídos e possibilidades de desagregação, inclusive o radicalismo de seus próprios filhos. É bom que o presidente cuide de bem governar e evite fazer interferências pessoais na Polícia e Receita Federal e nos órgãos cuja escolha dos titulares delegou aos ministros da área. Embora possa, até, demitir o ministro, não faça isso em relação aos auxiliares nomeados pelos ministros, pois isso atua em desprestígio e prejudica o trabalho ministerial. Ainda há tempo de manter o bom relacionamento com Moro o que, além de aproveitar a contribuição que o ex-juiz traz ao governo, ainda evita a alegria e possíveis arroubos dos adversários políticos, alguns atualmente trancafiados por crimes de corrupção.

Infelizmente, temos um país instável. A República nasceu de um golpe (contra o imperador) e suportou muitas crises, quarteladas e pelo menos duas grandes quebras institucionais (em 1930 e 64). Sofreu todos os impactos da malfadada disputa entre direita e esquerda, típicos dos tempos da Guerra Fria e, mesmo depois que esses conceitos foram recolhidos ao arquivo da história, ainda temos uma população dividida e até pedidos para que as Forças Armadas intervenham. A nossa democracia é sui-generis e permitiu a sobrevida às formas arcaicas de fazer política. Hoje, a Nação espera que Bolsonaro seja capaz de recuperar o regime democrático (manchado pelos desmandos dos esquerdistas que estiveram no poder) e fazê-lo forte, sem a necessidade de recorrer ao antigamente habitual poder das armas e movimentação de tropas. Não devemos nos desviar da democracia. Temos de executá-la por inteiro e destinada a todos os brasileiros; não à pequena parcela que dela se locupletou em prejuízo dos demais durante as ultimas décadas. Oremos para que todos tenham equilíbrio e a crise não passe de um pequeno problema de inverno, totalmente superado pela primavera que se aproxima...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.