Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O resultado das eleições – que levou para o segundo turno a polarização entre direita e esquerda e alijou do parlamento nomes dos mais conhecidos, outrora respeitados e até temidos – mostra a opção majoritária do povo por mudanças. Um novo Brasil acordou nesta segunda-feira, aliviado pelo afastamento de figuras notórias, entre as quais a ex-presidente Dilma Rousseff, beneficiada pela manobra que salvou seus direitos políticos no impeachment. As casas legislativas – Senado, Câmara e Assembléias – receberão sangue novo e estarão em melhores condições de cumprir sua tarefa que nas atuais composições, onde muitos dos integrantes são alvos de investigação ou processos decorrentes da corrupção que apodreceu a cena política brasileira dos últimos anos.

A população brasileira, por grande maioria, escolheu Jair Bolsonaro para seu presidente. O candidato obteve 49 milhões de votos e o segundo colocado, Fernando Haddad, recebeu 31 milhões. Bolsonaro só não foi declarado vencedor porque seus votos somaram 46,05% dos voto e a atual legislação requer 50%. Por isso, terá de enfrentar o segundo turno, concorrendo com o segundo colocado. A eleição em dois turnos foi criada no bojo da atual Constituição, valendo para presidente da República, governadores estaduais e prefeitos de minicípios com mais de 200 mil eleitores. Muitos a abominam porque no segundo turno são levados a votar em candidatos com quem não têm afinidade ou, então, a optar por branco ou nulo, já que o voto é obrigatório. Até 1988, as eleições foram de turno único, vencendo o mais votado.

No dia 28, o eleitorado voltará às urnas para decidir entre a proposta de centro-direita de Bolsonaro e a de esquerda de Haddad, o preposto do encarcerado Lula. A campanha já começou com tons carregados. O candidato do PSL prega liberalismo, família, segurança jurídica e pública e outros valores, enquanto o do PT tem o discurso que promete fazer o país retornar aos tempos em que o ex-presidente preso governou. Nos estados onde haverá segundo turno para governador, os primeiros pronunciamentos dos concorrentes também apontam para a polarização entre direita e esquerda. A temperatura e a troca de acusações deverão aumentar no decorrer da campanha. Mas o eleitor, como já fez no primeiro turno, no seu próprio interesse, deve ignorar os exageros e analisar qual das propostas lhe parece mais verdadeira e atender aos seus interesses. Até porque, quando votamos, é em busca das nossas aspirações como cidadãos, não das dos candidatos.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.