Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os novos governos que assumem na terça-feira (1° de janeiro) vêm assoberbados por muitos problemas. O orçamento da União para 2019 tem déficit previsto de R$ 139 bilhões. Onze estados e 1600 municípios, terminam 2018 sem pagar suas dívidas (inclusive salários do funcionalismo) e, mesmo perdoados emergencialmente pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, estão em dificuldades. O momento exige muito mais do que uma simples posse. Os novos governantes têm o dever de colocar em prática as mudanças, especialmente as prometidas em campanha. Além de todas as obras e serviços pontuais – saúde, educação, segurança, abastecimento e outras – é urgente cuidar da solvência dos governos. Encontrar fórmulas e meios para que as receitas federal, estaduais e municipais sejam suficientes para as despesas decorrentes das obrigações.

Temos uma longa história de inconsistência entre a política e a economia. Desde que o país começou a mudar o seu perfil de colônia agrícola para a sociedade urbana e industrial, governantes demagogos criaram paternalismos, privilégios e outros quesitos que nos trouxeram a essa deplorável situação. A quebra institucional de 1964 teve o viés declarado de combater a corrupção e evitar a tomada do país por esquerdistas. Desde a chamada redemocratização, em 1985, nunca tivemos uma reforma efetiva. Todas as mudanças, se bem analisadas, foram remendos, sem alcance global. Até a Constituição tem seus pecados aos guardar viés parlamentarista num país presidencialista. A ação política, muitas vezes deletéria, nos conduziu ao desequilíbrio, que só não é maior porque houve o impeachment de 2016.

Jair Bolsonaro, os 27 governadores e, principalmente os prefeitos, que já sofrem com a crise há dois anos, não devem perder a oportunidade que o clima de mudanças proporciona, para promover o reequilíbrio do país. E isso só pode ocorrer com a reforma tributária que redefina a participação de cada um no bolo de tributos arrecadados. Deve ser um processo e, a partir da definição das fontes, há que se rever as obrigações de cada esfera governamental para garantir condições de execução. Os governos dos três níveis – federal, estadual e municipal – precisam cortar as gorduras, eliminar gastos e principalmente demitir o grande contingente de indicados políticos que hoje pesa na folha de salários e pouco ou nada produz. As empresas estatais devem ser privatizadas e as que por razão estratégica permanecerem públicas não podem continuar praticando salários astronômicos. O poder público, por definição, deve ser apenas o prestador e garantidor dos direitos e serviços estratégicos à população. A atividade empresarial tem de ser do particular, sob regulamentação, permissão e fiscalização oficial.

Sem equilibrar receita e despesa, não há crise que se resolva e nem estabilidade política e econômica. Já que todos nós moramos no município (pois União e estado são ficção), os prefeitos não devem perder a chance de salvar o país e seus próprios municípios enquanto o governo federal é novo e tem força no Congresso. O prefeito é o mais legítimo dos administradores públicos pois, diferente do presidente e do governador, exerce seu mandato diretamente junto ao povo. Quando vai bem é festejado e, no contrário, sofrem as consequências...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.