Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando 2020 iniciou, trouxe com ele inúmeros sonhos a serem realizados: casamentos, aniversários de 15 anos, bodas, “chá revelação” do sexo do bebê que está sendo gerado, lembrancinhas de maternidade para entregar a todos os amigos que iriam manifestar seu carinho em visita ao recém-nascido, e tantas outras celebrações.

Mas, de repente, uma circunstância jamais esperada ou desejada “assalta” não apenas o povo brasileiro, mas todo o mundo: a COVID-19. Um vírus que colocou todos dentro de casa, em um isolamento social, que fechou comércio, empresas, restaurantes, salões de festas, enfim, tudo! E um ar de “medo”, “pânico” foi instaurado em nosso país.

Ninguém sabe o que vai acontecer nos próximos meses, na próxima semana, nem no próximo dia, pois cada cidade tem tomado uma medida diferente. E junto a isso toda a frustração pela não realização dos sonhos planejados para 2020. A não realização de um sonho gera muita tristeza, frustração e desesperança. Desesperança? Sim! Desesperança. Pois quando “perdemos” algo que estava prestes a ser realizado e não temos previsão de quando poderemos retomá-lo, perdemos um pouco da esperança, pois é como se sentíssemos que “nunca mais será realizado”.

Existe uma diferença entre circunstância e escolha, e não sabemos lidar com isso. Geralmente, aquilo que deveria ser tratado como circunstância é visto como escolha e vice-versa. Uma inversão da realidade da vida que nos confunde e gera sofrimento.

Vamos lá! O que é escolha? Imagine que você planejou a festa de 15 anos junto com seus pais. A banda contratada, o salão, buffet, convite, os convidados confirmaram presença e, de repente, você tem uma briga com seus pais, porque engravidou, eles ficaram muito decepcionados e decidiram cancelar a festa, que estava praticamente pronta. O clima fica horrível e você se sente incompreendida e não amada por sua família. Bom! Esta situação é uma circunstância ou escolha? Escolha! Que terá suas consequências. Perceba que essa adolescente fez uma escolha, com esse namorado, e a consequência foi uma gestação. Diante de todo ato escolhido, existe uma consequência que é preciso ser vivida também. O que difere das circunstâncias.

Imagine agora que você que planejou o casamento dos sonhos. Escolheu a data, 2 de maio de 2020, pois era uma data especial para você e seu noivo e o feriado do Dia do Trabalho (01) facilitaria a vinda de todos os parentes distantes, que poderiam vir com calma. Tudo pronto! Até que em março veio o isolamento social e a proibição de qualquer tipo de festa e aglomeração. Foi como um balde cheio de gelo que caiu sobre a sua cabeça. Porém, tudo isto foi uma escolha sua? Dos seus fornecedores? Não! Aconteceu sem que ninguém tivesse planejado ou desejado.

É bem este cenário que estamos vendo: fornecedores que são obrigados a remarcar as datas de prestação de serviço com seus clientes e clientes que são obrigados a remarcar suas datas com seus convidados. Sabemos o quanto é frustrante, afinal, não será mais conforme planejado, mas pode acontecer em uma nova data, basta você querer! Aqui, tratamos de circunstância, isto é, de uma situação que independe de nossas escolhas, como o contexto de pandemia, que existe, independente da nossa vontade.

Se diante de nossas escolhas precisamos assumir as consequências, o que devemos fazer diante das circunstâncias? Absorvê-las! É isso mesmo! Neste momento, esta é a nossa circunstância e não devemos ficar lamentando, chorando, com raiva. É necessário absorvermos a situação e nos adaptarmos à nova realidade. Não dá para ficarmos paralisados diante das circunstâncias e não tomarmos nenhuma decisão.

Na sua realidade hoje, como você tem vivido diante dos sonhos que foram interrompidos? Como você tem enxergado tudo isto: escolha ou circunstância?

Aline Rodrigues é psicóloga, especialista em saúde mental, e missionária da Comunidade Canção Nova. Atua com Terapia Cognitiva Comportamental; no campo acadêmico, clínico e empresarial.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.