Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quem já imaginou ter uma capa protetora  para defender os pais de qualquer adversidade? E digo mais, quem nunca desejou que eles pudessem ser eternos?

Nossos pais nos ensinaram os primeiros passos, os primeiros valores, vibraram com cada conquista nossa e só nos deram amor. Zelaram por nós com cuidado e amor! Essas recordações são para a vida toda. E quando a situação é invertida e chega o momento de cuidarmos dos nossos pais? Você também já passou por isso?

Minha mãe, a Dona Maria, carinhosamente conhecida como a “Vó Iá”, tem 76 anos e é dona de uma fé e de uma força de vontade inabaláveis. Ela sempre dedicou sua vida à família e ao cuidado de pessoas carentes. Porém, desde 2016, ela também precisa de cuidados e, desde então, duas vezes por semana ela faz hemodiálise, o que requer especial atenção com a diabete e o coração.

A cada dia é uma vitória, o corpo que aceita os medicamentos, a chegada da hemodiálise sem efeitos colaterais. E, de acordo com dados PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 1990 a expectativa de vida de um indivíduo era de 65,3 anos; já em 2017, a expectativa aumentou para 72,1 anos para os homens e 79,3 anos para as mulheres. É expressivo esse número e podemos analisar uma melhoria na área da saúde em pesquisas, descobertas de novos medicamentos e tratamentos.

Esse avanço na expectativa de vida contribui para que a minha mãe tenha uma qualidade de vida melhor e juntamente com o amor e carinho, que ela recebe da família, dos netinhos, do meu irmão e a minha dedicação a ela fazem toda diferença.

Até brinco que, com a vinda da minha mãe para a minha casa, ganhei mais uma filha, e é assim que a vejo, e minhas meninas, meu esposo, me ajudam: hora para comer, tomar remédio, é tudo anotado. A casa ficou com um brilho diferente. Afinal, qual vó que não quer ficar sempre perto dos netos? E vice-versa.

E o Papa Francisco, nos ensina: “Bem-aventuradas as famílias que têm os avós próximos! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes”. Essa frase é uma grande verdade! No final do ano passado, após três anos sem costurar, minha mãe fez a roupa para que a Polliana, minha filha caçula, fizesse sua apresentação na escola, e a alegria foi enorme, da minha mãe que pode fazer a roupa para a neta, das minhas filhas em ver a avó com saúde e disposição, e minha de presenciar esse encontro tão lindo de gerações.

Cuidar de um idoso tem os seus desafios, requer muita atenção, disponibilidade e amor. O remédio tem que ser na hora exata, se comeu um docinho, é preciso equilibrar o restante das refeições, mas também é gratificante! Com este exemplo, posso escutar de minhas filhas que elas irão cuidar de mim na velhice da mesma forma. Quer recompensa maior?

Não podemos negligenciar nossos idosos, eles são a nossa história e por mais difícil que seja é um momento único, ninguém perde por dar amor!

Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, palestrante, administradora, jornalista apresentadora da TV Canção Nova e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É autora dos livros “Como ser feliz em família – 15 passos para encontrar felicidade em seu lar”, “Esperança cadê você? O que fazer para não entrar em desespero” e “TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras” pela Editora Canção Nova. facebook.com/paulacancaonova    twitter.com/paulacancaonova    instagram.com/paulacancaonova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.