Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em meio às perspectivas de mudança há muito não vistas no país, pouco se tem observado sobre a transição, embora ela seja noticiada todos os dias. A postura do presidente Michel Temer, de abrir todo o seu governo para o sucessor, mostra-se fundamental. Permitirá que o novo governo, conhecendo o chão onde pisará, possa começar produzindo já no seu primeiro dia de trabalho. Bolsonaro e seus ministros já receberam as informações estratégicas que lhes dão base para preparar medidas imediatas. Coisa que o próprio Temer não teve, já que assumiu o governo no epicentro do impeachment da antecessora e durante todo o seu mandato foi bombardeado pelos seguidores e pela própria que, em lugar da inelegibilidade de 8 anos prevista em lei, por uma excrescência, teve os direitos políticos preservados.

É inegável que Michel Temer deixa o seu legado de recuperação do país. Logo ao assumir, fez questão de anunciar a decisão de não concorrer à reeleição e montou uma equipe econômica que impôs limites de gastos e adotou providências contra as práticas que nos levaram ao descalabro. A parte que conseguiu foi suficiente para reverter a crise. Teve atuação republicana, não interferindo na atividade dos órgãos que apuram corrupção e inconformidades em governos anteriores e até no próprio. Tanto que em pelo menos três momentos foi frontalmente atingido por denúncias que tumultuaram a vida política nacional e ainda deverá responder após sua saída da Presidência. Foi vítima da irracional campanha petista que até hoje insiste em classificar o impeachment como “golpe” e a prisão do ex-presidente com sem provas. Mas entregará o governo em melhores condições do que recebeu.

Bolsonaro está recebendo toda a deferência de Temer. O presidente disse, em discurso recente, que entregará a administração em ordem e determinou a todos seus auxiliares informarem as pendências à nova equipe. Finalmente, depois de tantas sucessões onde se viu a endêmica má vontade recíproca entre os que saem e os que entram ou, então, a simples continuidade de erros e acertos, temos agora, em andamento, uma verdadeira alternância de poder, como requer a democracia. E, pela qualidade dos auxiliares que vem escolhendo, é de que se crer que o novo governo assumirá com todas as condições para dar um grande salto, oferecendo aos brasileiros um trabalho mais condizente e eficiente rumo à  solução dos problemas nacionais.

Michel Temer, em dois anos e meio do mandato-tampão, sofreu todas as incompreensões, amargou a impopularidade, mas tirou o país do caos. Apesar de todo o sofrimento, passará para a história como um estadista, um restaurador. Sem dúvida...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.