Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A imaginação é a base de tudo. Tudo o que fazermos, tudo aquilo que nós realizamos, necessariamente passa pelo crivo do nosso imaginário. Não tem lesco-lesco. Não tem mesmo.

Se nós não somos capazes de imaginar algo, não temos meios para refletir e compreender esse algo. É bem desse jeitão.

Certa feita, uma amiga, professora de bioquímica, contava-me que após ter ministrado uma aula, de ter feito aquela explicação "top", viu um aluno levantar a mão para lhe fazer uma pergunta, a qual seria a seguinte: “professora, a senhora realmente acredita que tudo isso que a senhora disse existe?”

Pois é. O rapaz estava cheio de boa vontade e, inclusive, podemos dizer que sua curiosidade era bem perspicaz, todavia, ele não era capaz de imaginar tudo aquilo que a sua gentil professora descreveu e explicou e, se não somos capazes de imaginar o que nos é descrito, não temos como compreender o trem que nos é apresentado.

Por isso que Albert Einstein afirmava que a imaginação é imensamente mais importante que a razão. Todo o material que nossa faculdade racional utiliza para matutar é necessariamente colhido nos jardins, ou nos pântanos, de nosso mundo interior, composto por uma multitude de imagens e fantasias.

Por isso é tão importante alimentarmos bem o nosso imaginário. Melhor. É por essa razão que devemos treinar a nossa imaginação. Isso é algo imprescindível para sermos capazes de conceber, interiormente, a maior quantidade possível de cenários, principalmente quando somos confrontados com um dado ou com uma situação inusitada.

É importante lembrarmos – e, se possível, jamais esquecermos – que o nosso imaginário não é uma caixa estanque, pronta e acabada. Muito pelo contrário. Ele é continuamente criado, recriado e ampliado – ou reduzido e mutilado - a partir das novas imagens que nos são atiradas pelo mundo exterior que são apropriadas e trabalhadas pela nossa memória.

Isso mesmo. Aristóteles nos ensina que a imaginação e a memória são o verso e o reverso da mesma moeda. E hoje, mais do que nunca, nós sabemos que é assim mesmo que a banda – memorativa/imaginativa - toca.

Essas imagens que habitam nossa memória e imaginação, ao mesmo tempo que têm as suas formas influenciadas pelo mundo exterior, também acabam por atuar sobre a maneira como concebemos e compreendemos a realidade concreta presente em nosso em torno, fomentando, como direi, mutações sobre o nosso modo de agir e de compreender o mundo, incorporando novas questões que nos são postas aqui e acolá.

Essas novas questões podem ser fruto duma reflexão devidamente ordenada e serena se nossa imaginação for apropriadamente treinada e educada e, é claro, bem alimentada.

Agora, se essa é simplesmente largada a esmo, recebendo toda ordem de imagens e fantasmagorias cuja procedência nós não fazemos a menor ideia, sem querer querendo, por meio de nossa imaginação deseducada, corremos o risco de ser utilizados, manipulados, sem nos darmos conta disso. E, ainda por cima, é bem possível que creiamos que estamos fazendo a coisa certa, agindo criticamente para o bem comum porque, infelizmente, não estaremos, nesse caso, sendo capazes de, imaginativamente, conceber uma possibilidade diferente.

Por isso que em terra de cego, quem tem um olho não é rei; é um doido varrido. Desde “A República” de Platão, passando pelo “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley e chegando até “A História sem fim” de Michael Ende que a marcha da ventura e desventura humana acaba não sendo muito diferente não. O ritmo pode até mudar, mas o riscado acaba sendo sempre o mesmo por pura falta de imaginação e de reflexão.

Dartagnan da Silva Zanela - professor, escrevinhador, radialista e bebedor de café - e-mail: dartagnanzanela@gmail.com   

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.