Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estamos numa semana como poucas na história recente do país. A população nas ruas em busca de mudanças e uma parcela reconhecidamente menor – possivelmente tentando manter privilégios ou por questões ideológicas – ainda procura resistir. Mas, a não ser que ocorra uma hecatombe, Jair Bolsonaro será o presidente da República. Excitação popular assim tão grande só se assistiu, durante as ultimas três décadas, na eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral (que fechou o ciclo de governos militares) seguida de sua agonia e morte, na eleição de Fernando Collor (que em 1989 prometia caçar os marajás do serviço público) e na de Lula, o primeiro operário a ocupar a presidência, em 2002. As demais disputas do período transcorreram sem grandes expectativas, pelo menos no tocante a mudanças. Exceções feitas aos impeachments de Fernando Collor e Dilma Rousseff.  Agora, Bolsonaro se apresenta como a esperança frente a um país política e economicamente devastado por atos de corrupção de  governantes, políticos, empresários e executivos que os acontecimentos transformaram em réus.

Por sua origem militar, e sua pregação sem papas na língua, o candidato inspira uns e amedronta outros, especialmente os que têm contas a ajustar. Polarizado como está o processo, o clima de hostilidades é alto. A política voltou a separar parentes e amigos de opções divergentes e muitos chegam a fazer besteiras que podem lhes render dor-de-cabeça futura. É um momento delicado. Temos de entendê-lo pelo viés cívico e democrático. Radicalismos não levarão ao caminho que a população necessita e quer. Os próprios candidatos a presidente e a governador desse segundo turno, devem reconhecer suas situações e adotar posições firmes, mas sem extremismos para evitar que celerados – que existem em toda parte – possam colocar o processo a perder.

É lícito que os postulantes e suas equipes levem a campanha até o último momento permitido pela legislação e calendário eleitoral. Mas seria insano que recorressem à selvageria e a métodos antidemocráticos. Afinal, a eleição tem apenas uma finalidade: escolher o governante dos próximos quatro anos. E a democracia, que todos invocam na hora de pedir o voto, determina que a maioria dos votos vence e a minoria a ela se submete e ordeiramente constitui a oposição fiscalizadora. É preciso entender que, apesar das dificuldades, o país vive um momento de plena ordem constitucional e que até as apurações resultantes no encarceramento de políticos, empresários e atravessadores comprometidos com a corrupção, foram lastreadas na Constituição e no ordenamento jurídico por ela abrigado. O mesmo ocorrerá no provável governo de Bolsonaro, e ele já declarou. Será escravo da Constituição, até porque, se for eleito, será sob a égide constitucional.

O momento é de firmeza, calma e civismo. É o que o Brasil necessita...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.