Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O pequeno Uruguai, outrora conhecido como “a Suiça da América do Sul” em razão de índices sociais do povo e sua estabilidade democrática, depois de suportar por 12 anos a ditadura na época em que todo o continente viveu sob esse fenômeno e de ser governado pela esquerda durante 15 anos, acaba de eleger um presidente de centro-direita. Luis Lacalle Pou foi anunciado na quarta-feira como vencedor e, entre outras coisas, recebeu os cumprimentos de Daniel Martínez, o candidato governista-esquerdista derrotado. Espera-se que, com sua história, aquele país sirva de exemplo aos vizinhos que enfrentam problemas de sucessão e até ao próprio Brasil, onde o Partido dos Trabalhadores e Lula, cada dia mais seu “dono”, têm pregado contra o resultado das eleições em que participaram e perderam.

A vizinha Argentina, onde ocorreu o inverso – a centro-esquerda venceu a centro-direita; a Bolívia, onde o esquerdista Evo Morales foi obrigado a renunciar acusado de fraudar sua reeleição; o Peru, o Chile, Equador e a Colômbia necessitam de estabilidade, independente do resultado das urnas. Há que se respeitar quem conseguiu o maior número de votos e não atrapalhar o cumprimento do seu mandato. Até porque todos os atores desse teatro político, independente se de direita ou esquerda, afirmam-se democratas, e a democracia se faz com respeito às eleições e alternância do poder se o povo assim o decidir. Todas essas nações, acima da ideologia dos seus governantes, têm de se focar na tarefa de bem administrar, desenvolver a economia e promover a paz social.

Erram os que investem na quebra institucional, assim como quem promove a desobediência civil como empoderamento do povo. As nações precisam de paz e equilíbrio econômico para com isso poderem oferecer as oportunidades de qualificação, trabalho e renda que o povo necessita. Tudo o que se faz pela insurreição ou confronto, pode atender a interesses subalternos de grupos, mas não ao povo. Por isso, é preciso evitar. No Brasil, especificamente, é necessário cessar a polarização e o clima eleitoral permanente. É impatriótico o cidadão que percorre o país com propostas de trabalho e em busca do voto do povo, só porque perdeu a eleição, passar a torcer e investir na derrocada do país. O correto é, pelo menos, não atrapalhar quem está escalado para a tarefa de governar e, nas próximas eleições, se este for o desejo, tentar vencer apresentando um programa melhor e mais consistente do que o dos adversários. A isto se dá o nome de civilização...  

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.