Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A imunização é uma forma de capacitar um corpo para identificar e eliminar organismos estranhos. Trata-se de uma necessidade médica que cria artificialmente uma proteção para a saúde. Do ponto de vista sanitário, talvez seja o meio que apresenta melhor custo-benefício no combate a doenças infectocontagiosas como a Covid-19. Testes em larga escala, implantação de quarentenas e atestados de recuperação de Covid-19 não dispensam a necessidade de imunização.

No Brasil, embora o STF tenha autorizado a incorporação da vacinação como obrigatória (ARE 1.267.879 e ADIs 6586 e 6587), o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 preveem que as pessoas são livres para aderir ou não à campanha. No entanto, embora seja prevista certa margem de autonomia, nada impede que leis locais ou até normas internacionais tragam restrições à circulação de pessoas não imunizadas em razão do risco que representam à coletividade.

Se isso pode parecer, à primeira vista, uma afronta contra a liberdade, por outro lado as restrições são facilmente justificadas pela necessidade de proteção da saúde coletiva. Isso é ainda mais relevante tratando-se de um vírus que afeta o mundo inteiro há mais de 18 meses e cujos reflexos sociais e econômicos deverão permanecer por muito tempo.

No dia 20 de junho, a União Europeia aprovou o Certificado Verde Digital, que torna obrigatória a vacinação contra a Covid-19 para viajantes que entrarem nos países membros do bloco. O certificado passará a ser exigido a partir de 1º de julho. 

Para obter o certificado, é necessário que a imunização tenha sido feita com vacinas aprovadas pelos países signatários ou homologadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar das críticas e acusações de ser uma prática abusiva, a exigência de fato encontra respaldo legal e a ponderação de interesses deixa clara a sua legalidade.

A prática já é comum com outras doenças como, por exemplo, a exigência de vacinação contra a febre amarela. Trata-se do estabelecimento de um padrão de segurança não só para o turista que pretende visitar uma região com altos índices da doença, mas também de proteção da população e do sistema de saúde local. Países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, entre outros, exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) e o embarque para esses países pode ser proibido caso o passageiro não apresente o documento.

A mesma lógica opera no Certificado Verde Digital. Em busca da proteção da saúde coletiva local contra o SARS-CoV-2, países do bloco passarão a exigir o comprovante de vacinação, o que poderá facilitar a circulação territorial. Portanto, para entrar nesses países (e diversos outros que caminham no mesmo sentido), a vacina deixa de ser uma escolha e passa a ser uma obrigação respaldada pelos mais elevados valores de solidariedade social.

Além da possibilidade de exigência do Certificado Verde Digital, alguns grupos estão criando outras restrições. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) desenvolveu o IATA Travel Pass, aplicativo que está em fase de testes nos Emirados e no Qatar. Por meio do aplicativo, as autoridades locais podem verificar a autenticidade de testes e vacinações contra a Covid-19 para ingresso nesses países.

No mesmo sentido, o Congresso Nacional aprovou no dia 10 de junho de 2021 o Projeto de Lei n. 1.674/21 que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS). A nova legislação permitirá a circulação de pessoas imunizadas em espaços públicos ou privados em que há restrições de acesso em razão da pandemia. 

Por outro lado, a criação dos certificados digitais de vacinação acabou criando mais uma categoria de egoísmos no Brasil: em um cenário de escassez de vacinas, as pessoas querem escolher o imunizante visando a possibilidade de viajar a passeio. É possível que no futuro, quando as vacinas estiverem disponíveis no setor privado, esse comportamento se extinga. O problema está no presente em que pessoas estão deixando de se imunizar com o seu grupo ou faixa etária para esperar por doses de fabricantes aceitos na União Europeia. Esse comportamento egoísta quebra o pacto social, desestabiliza o sistema e coloca em risco a saúde da coletividade. 

A situação é diferente no turismo em busca da vacina. Embora críticas possam ser feitas pela conduta escancarar desigualdades sociais, por outro lado, vale dizer que a prática não gera impactos negativos no sistema público e tão pouco ameaça a coletividade.

O risco que a pessoa que se recusa conscientemente a se vacinar traz à coletividade é enorme, o que justifica as restrições à circulação dessas pessoas. Não se trata de violação injustificada de uma liberdade, mas sim, de proteção da saúde coletiva em face de decisões egoístas. A imunidade coletiva é um bem público coletivo que exige proteção especial e que autoriza a adoção de medidas restritivas para aqueles que a colocam em risco.

Fernanda Schaefer é advogada e coordenadora da Especialização em Direito Médico e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.