Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 25/01/2021  09h00

Vacinação

E a chuva continua. Santa Catarina já está com inundações e deslizamentos e a situação vai se agravando à medida que chove mais. Casas e estradas destruídas, muita gente desalojada e ainda tem aqueles que perderam tudo. Início de ano muito, muito difícil para muitos. Nestes últimos dias li, escrevi, vi os jornais, assisti noticiário e vi que as coisas vão ficando mais graves, pessoas continuam morrendo sem oxigênio no interior do Amazonas e Pará, os números de mortos e de casos confirmados continuam subindo no Brasil. A vacina que vem da India finalmente chegou, mas ainda é muito pouco, apenas dois milhões de doses. E a falta de vacina não deixa vacinar nem o pessoal da saúde os mais idosos, e os insumos que vem da China para fabricar mais doses ainda não tem data. As quatro milhões e oitocentas doses fabricadas no Brasil já tem a autorização de urso emergencial desde sexta, pela Anvisa, e essa autorização vale para as próximas quantidades de doses produzidas aqui. Temos que torcer para que a vacinação não pare por aqui, e ela já está parando em alguns lugares. É difícil ver o desgoverno do Brasil e, por causa disso, pessoas morrendo.

Mesmo com toda a chuva de dias seguidos, as flores continuam a colorir meu jardim/horta molhado. São hibiscos, dálias, palmas, flores de maracujá, rosas, azaleias e até uma orquídea nova que está abrindo ainda.

Como já disse lá em cima, a Oxford chegou ao Brasil: 2 milhões de doses que já estão sendo distribuídas. Na semana passada, o governo brasileiro chegou a preparar um avião para buscar as remessas, achando que a India ia liberar, mas a operação fracassou, por culpa da boca grande de nossos governantes e ministranta das relações exteriores, que não tem nenhuma diplomacia para lidar com países parceiros, a não ser os Estados Unidos da era Trump, de triste lembrança. Aí, quando precisa deles, eles não correspondem, com razão, pois foram achincalhados. E pessoas estão morrendo, sem vacina, porque presidanta, filhos do presidanta, minstranta das relações exteriores têm boca enorme, falta de educação e de civilidade, de responsabilidade, de competência e de humanidade. Felizmente as quatro milhões e oitocentas doses fabricadas no Brasil já podem ser distribuídas, também, a partir desta semana. Mas ainda é pouco. Dependemos do envio, pela China, de mais insumos para fabricação de milhões de doses e assim não correr o risco de parar a imunização.

O jeitinho brasileiro, até na desgraça: em pelo menos 11 estados e no Distrito Federal, políticos, empresários e funcionários públicos receberam doses da CoronaVac, mesmo não fazendo parte dos grupos prioritários. O Ministério Público apura a irregularidade nas condutas dos ‘fura-fila’. É brincadeira, não? A vacinação parou no Amazonas, por um dia, em razão disso.

Ministranta da Saúde negou atraso na entrega de matéria-prima vinda da China para produção de vacinas no Brasil. O Instituto Butantan e a Fiocruz podem produzir vacinas aqui, mas dependem dos princípios ativos que vêm da China. Apesar dos entraves, Pazuello, o incompetente, declarou que as entregas não estão atrasadas, que o prazo contratual não expirou. No entanto, o diretor do Butantan, Dimas Covas, desmente na lata o ministranta e afirma que há atraso, sim, que existe um contrato assinado com o Instituto Butantan e a segunda remessa de insumos deveria ter chegado ao Brasil no dia 6 de janeiro. Em meio ao impasse, o país volta a ter média móvel de mais de 1 mil mortos por Covid por dia. Estamos com mais de cinquenta mil novos casos por dia, tendo chegado, já, a mais de oitenta mil num único dia.

Há que nos cuidarmos. Não podemos descuidar, mesmo começando a vacina, até porque no Brasil, ela promete demorar, com o ministério da saúde e desgoverno que temos.

Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 40 anos em 2020. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.