Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A decisão de São Paulo e outros estados de vacinar já em abril o pessoal da Segurança Pública e os professores, constitui importante marco no combate à pandemia e novo encaminhamento social dos problemas dela decorrentes. Peças importantes e insubstituíveis da estrutura social, policiais militares, civis e assemelhados não podem sair de seus postos para se resguardar do vírus conforme determinam os protocolos editados pelas autoridades sanitárias. Se não recebem a vacina, ficam expostos à Covid-19 e podem até perecer. Já os professores, também importantes na estrutura social, se vacinados, poderão voltar às aulas presenciais e, com isso, possibilitar ao alunado a regularidade do aprendizado. Os estudantes já perderam o ano de 2020 – mesmo os promovidos não rcceberam os conhecimentos desejáveis – e será um atraso ainda maior se o fenômeno repetir-se em 2021. Vacinado o pessoal da Saúde, da Segurança e da Educação, mais a população idosa, teremos cumprida uma parte crucial da imunização e  formada a massa crítica para o começo da baixa na transmissão viral. Em seguida, pelo que dizem as autoridades, a vacina será ministrada aos motoristas e cobradores de ônibus e assim gradativamente outros profissionais conforme seu grau de necessidade ao conjunto social e  exposição.

Ainda que frágil, o comitê estruturado em Brasília - por gestão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – tem a importante função de evitar que União, Estados e Municípios continuem atuando em rota de colisão e isso traga prejuízos ao trabalho de combate à pandemia, vacinação e outras atividades. O importante é que as vacinas importadas estão contratadas e logo chegarão, as produções da Fiocruz e do Butantan aumentaram e, como novidade, temos agora apresentada para testes a vacina Butanvac, a primeira tipicamente nacional, desenvolvida e produzida pelo tradicional instituto paulista.

Os prefeitos de centenas de localidades – inclusive São Paulo e Rio de Janeiro, os mais populosos e importantes municípios do país – adotaram o feriadão de 10 dias, que começou nesta sexta-feira e se prolongará até o dia 4 ou 5 de abril, conforme a localidade. Além das restrições estabelecidas nos protocolos, ainda haverá o toque de recolher e a fiscalização intensificada, com multas e processos, para quem insistir em fazer festa ou qualquer outra aglomeração. Além das equipes de fiscais, haverá a participação das polícias e até de helicópteros e drones nas localidades onde esses recursos são disponíveis. Resta à população guardar-se de todas as formas na tentativa de reduzir o índice de infestação e, consequentemente, o de doentes e internados.

De outro lado, o governo federal e alguns estaduais e municipais já começam a liberar os auxílios emergenciais para os vulneráveis. Também deverá ser antecipado o 13º salário de aposentados e pensionistas e reativados programas de financiamento a empresas e até pequenos negócios prejudicados pelas quarentenas. Chegamos ao ponto máximo da crise sanitária. É preciso a união de todos para evitar o seu alastramento. Que doravante, o presidente da República, os governadores e os prefeitos atuem coordenadamente naquilo em que seus posicionamentos convergem e não se digladiem nas diferenças que, como propõe a filosofia do comitê, podem ser moduladas pela Justiça.

Espera-se que do acordo possível tenhamos o apressamento na vacinação e que o novo ministro da Saúde, além do 1 milhão de vacinas aplicadas por dia que prometeu para o mês de  abril, tenha condição de ampliar esse número e a população possa sentir-se mais segura e em condições de, no menor tempo possível, afrouxar as restrições e voltar a viver a vida mais próxima do normal pré-pandemia.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.