Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Venezuela, outrora um país estável, grande produtor de petróleo e hoje tida como detentora das maiores reservas de óleo do mundo, está sofrendo a falta de gasolina e nesta quinta-feira também amargou o apagão elétrico. O governo do presidente Nicolás Maduro – que diante das acusações de fraude às eleições não tem o reconhecimento de organismos internacionais e de 50 países, entre eles o Brasil – atribui a crise aos Estados Unidos, que congelaram ativos da petrolífera venezuelana e teriam sabotado a maior hidrelétrica local. A oposição, que chama manifestações para este sábado, acusa o governo pela crise. E a população sofre, sem emprego, renda, medicamentos, alimentos, outros itens básicos de subsistência e, agora, também a falta de insumos energéticos.

 O quadro geral, reforçado pela fuga de mais de 3 milhões de cidadãos, muitos deles vindos para o Brasil, mostra a falência do socialismo chavista, que Maduro encarna e usa mão de ferro para manter. Independente de ideologia, todos, seus vizinhos, torcemos para que a Venezuela reencontre o seu caminho para poder repatriar seus cidadãos refugiados, explorar suas potencialidades e desenvolver a economia em favor do povo. Que as forças nacionais sejam capazes de levar a uma situação de estabilidade sem a necessidade de luta e mortes entre irmãos. Melhor se conseguir um consenso interno, sem a necessidade de forças estrangeiras cumprirem as ameaças de intervenção, hoje colocadas explicitamente.

A Venezuela é o último grande país sulamericano a manter o viés esquerdizante que levou ao sonho da inviável URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). Brasil, Argentina, Paraguai e Equador também sofreram com esse mesmo tsunami ideológico, que ainda tenta sobreviver, mas já mudaram radicalmente a orientação, enquanto Bolívia e Uruguai não mudaram explicitamente mas hoje têm maior neutralidade que antes. É preciso resolver a Venezuela para que todo o continente esteja em paz e possa agir de forma integrada e com novas perspectivas. E essa solução, pelo tamanho dos estragos que arrasaram a economia dos países, tem de contar com o apoio internacional. De preferência, dentro do princípio da não intervenção e da autodeterminação dos povos. Criando condições para a Venezuela encontrar o caminho pacífico – mesmo que espinhoso – que têm trilhado os demais países do continente, que hoje seguem uma nova ordem e trabalham para se refazer das utopias esquerdistas que os levaram à crise. É um processo difícil, que exige paciência e perseverança, mas vale a pena...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.