Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em abril, eu já afirmava que fechar os prédios escolares seria a parte mais fácil do caminho entre o início do enfrentamento da crise causada pela Covid-19 e o retorno das aulas presenciais. Se a fase de implementação não planejada e emergencial do ensino remoto já tem sido difícil e complexa, muito mais difícil será o retorno das aulas presenciais para gestores escolares, professores e alunos, um contingente de cerca de 65 milhões de pessoas ou 30% da população brasileira.

O retorno após dois meses de férias de verão tradicionalmente sempre foi um momento de alegria, abraços efusivos e a costumeira algaravia de uma escola festiva. Todavia, após esse período excepcional de 5 ou 6 meses, encontraremos estudantes, professores e funcionários que passaram ou ainda estarão passando por experiências negativas ou até traumáticas, como problemas psicológicos, perda de renda, falta de apoio domiciliar ou óbitos de familiares e conhecidos. Destarte, a essência da primeira e segunda semana possivelmente esteja no acolhimento, na ênfase ao vínculo afetivo, no olhar compassivo e na "escutatória" aguçada. Se esses aspectos já não fossem um suficiente desafio, ainda existirá o fato de que uma nova dinâmica se exigirá, pois o mais provável é que o retorno seja gradual com alternância de dias e séries/anos.

Assim, na Educação Básica brasileira – como em todo o mundo – a tendência será de uma educação híbrida (ou blended ou semipresencial), modalidade que combina tanto o professor em sala de aula orientando e expondo conteúdos quanto o discente estudando remotamente em plataformas digitais, ou outras formas de ensino não presencial. Um primeiro avanço nessa direção já havia sido dado nas diretrizes para o novo Ensino Médio, tendo o CNE permitido neste ciclo uma carga horária de até 20% à distância, podendo ir até 30% aos estudantes do noturno e até 80% aos da EJA. A modalidade é positiva, pois desenvolve características muito valorizadas no mercado de trabalho: disciplina pessoal, gestão do tempo, autonomia, fluência digital, foco. Porém, é necessária a maturidade para não embicar para o sedutor mundo digital das redes sociais e outras distrações. Certamente, em poucos anos deixará de existir a dicotomia ensino presencial e ensino a distância, será ensino... e ponto.

Todavia, isto posto, elevada é a necessidade de capacitação de nossos docentes, como se depreende de uma pesquisa do Instituto Península, na qual 83% dos docentes se sentem despreparados para o uso de novas tecnologias educacionais e muito apreciariam receber treinamentos na escola. É recomendável que a instituição de ensino se concentre inicialmente em ferramentas online de menor complexidade, pois facilita a prática e a troca de experiências para aqueles que se consideram dinossauros digitais.

Nesse sentido, a Covid-19 veio incluir novos parâmetros para avaliação do docente. Há aqueles que se agigantaram com a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e até montaram em casa um miniestúdio para as aulas remotas. Outros, tidos como ótimos didatas no presencial, não possuíam fluência digital, tampouco desenvoltura e espontaneidade diante de uma tela para bem se comunicar com as famílias. Um diretor de escola deu o seu depoimento: "eu tive que contratar ajuda psicológica para 3 professoras, pois entraram em pânico quando viram na tela os seus alunos pequenos, e ao lado deles as mães."

Adicionalmente, o Parecer 11/20 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 7/7/20 – que tem o escopo de bem orientar o retorno às aulas presenciais –, recomenda o  zelo extremado em relação a três temas: 1) perdas de aprendizagem (estimadas entre 30% a 50%, com maior ênfase à Matemática); 2) reorganização do calendário escolar, inclusive com sugestão de um continuum curricular 2020-2021, ou seja, o ano letivo de 2020 não se encerra necessariamente em 31 de dezembro; 3) evasão e reprovação (especialmente no Ensino Médio, podendo chegar até 30%).

Este último tema bem reflete o drama que afeta especialmente as famílias de baixa renda, gerando mais desigualdade social: violência, drogas, gravidez precoce (cerca de 500 mil adolescentes de 11 a 19 anos se tornam mães por ano), bullying, necessidade de trabalhar ou a percepção de que “a escola é chata” por oferecer um currículo exagerado de 13 componentes curriculares obrigatórios, a maioria desconectada do cotidiano do aluno.

Concernente à aprendizagem, maior deverá ser a heterogeneidade entre os alunos, que se dividirão em três subgrupos: 1) os aplicados, autossuficientes, com boa estrutura tecnológica domiciliar; 2) os que apenas cumpriram o mínimo indispensável nos estudos e que em parte receberam ajuda de familiares nas avaliações e tarefas online; 3) os negligentes, desmotivados, muitos deles com problemas reais ou fictícios na conectividade. Será imperativa uma avaliação diagnóstica das lacunas de aprendizagem, com o propósito de se equalizar tanto quanto possível o nível de cada turma. E, na sequência, a aplicação de revisões presenciais e/ou remotas com os estudantes mais defasados, com o devido apoio pedagógico e a adoção de estratégias de recuperação da aprendizagem.

Neste cenário, escola e famílias, em especial agora, deverão ser parceiras, pois é complexa e cara a implementação das normas sanitárias e de biossegurança, bem como a reconfiguração do espaço físico. Serão necessárias compreensão e colaboração de todos, pois a maioria das escolas privadas estará com os cofres combalidos conquanto as públicas precisarão enfrentar um custo adicional de 30 bilhões, segundo estimativa do Instituto Unibanco, num contexto em que o governo também está esquálido em suas finanças. Da direção escolar, mais do que nunca, uma boa comunicação e a transparência diante da comunidade escolar serão extraordinariamente relevantes, devendo estar presentes a assertividade e também uma boa gestão de pessoas, instituindo regras bem definidas, sobretudo as que envolvem protocolos de higiene e biossegurança na escola, tendo em vista que os pais compreensivelmente estarão muito inseguros em relação ao perigo de contágio de seus filhos.

Para finalizar, é a hora e a vez de parafrasear o refrão de um grande banco: "nós vamos acertar, vamos errar, mas de braços cruzados não vamos ficar". Penosa e repleta de incertezas está sendo esta travessia, como se estivéssemos navegando em noite escura, sem carta náutica. Numa live de que participei, o outro painelista comentara o quanto o coronavírus é um desconhecido, e eu repliquei em tom de blague: “esse vírus só pode ter sido criado por um matemático; só tem incógnitas”. Nesta travessia, enlevados de boa espiritualidade, sejamos flexíveis, resilientes e, sobretudo, solidários, sendo oportunas as palavras de Dalai Lama: "A ajuda aos semelhantes nos traz sorte, amigos e alegria; sem ajuda aos semelhantes, acabaremos imensamente solitários".

Jacir J. Venturi é membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, foi professor e diretor de escolas públicas e privadas, e das universidades UFPR, PUCPR e UP.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.