Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” - Robert Collier

Aula de empreendedorismo

O Projeto Empreendendo, que conta com o apoio da Fomento Paraná, estimula o empreendedorismo em jovens do 2º ano do Ensino Médio, para que eles possam aprender e depois multiplicar a filosofia do empreendedorismo nas suas comunidades. O Projeto também visa criar mão de obra qualificada, agregar valor à comunidade empresarial gerando emprego, renda e bem-estar social. Essa experiência inovadora nasceu em 2012 em Bandeirantes, já formou mais de 250 jovens, e depois foi levada para Londrina, Cambé e Rolândia. Além da educação e do espírito empreendedor nos jovens, ao final de cada etapa são escolhidos os vencedores.

Frutos do empreendendo

No dia 25 de janeiro, no Sinduscon-Norte, em Londrina, ocorreu a formatura de mais uma turma do Projeto Empreendendo. Em 1º lugar ficou um grupo de alunos de Cambé com um aplicativo que simula entrevistas de emprego, avalia o desempenho e tira dúvidas on-line de candidatos. O 2º lugar ficou com Rolândia, que criou uma empresa de divulgação de eventos para menores de 18 anos. Todos receberam tablets e computadores, além da incubação das startups na Juntus e da aceleração na Hotmilk. A 1ª colocada geral do projeto, Jacqueline Cáceres, de Londrina, recebeu uma bolsa de graduação na UniFil, um dos apoiadores do projeto.

Fecomércio, 70 ANOS

Em janeiro de 1948, cinco sindicatos patronais do comércio criaram a Federação do Comércio do Paraná, como órgão de representação sindical.  Hoje a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná conta com 64 sindicatos empresariais, presentes em todos os municípios do Estado. Representa mais de 500 mil empresas, que geram mais de dois milhões de empregos e 63% do PIB paranaense. Entre suas funções, a Fecomércio PR administra o Sesc e o Senac, que juntos contam com mais de 75 unidades em todas as regiões. Parabéns a Fecomércio pelos seus 70 anos.

Lições da Luiza

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, deu recentemente algumas lições sobre empreendedorismo que servem para todos os negócios. Primeiro ponto, Questione: "Não interessa a sua posição, você tem que perguntar, você tem que acumular tanto conhecimento quanto for possível". Segundo: “Valorize as pessoas, pois o papel de sua empresa não é só pagar pelos serviços prestados por seus funcionários. Cada pessoa tem que se sentir valorizada e deve ter a chance de crescer junto com a empresa”.

Faça propaganda

Esse é o terceiro ponto. Luiza atribui à Publicidade boa parte da projeção nacional da rede, desde a última década. Ela também relembrou que o próprio nome da rede foi dado após uma ação de marketing: um concurso de rádio na cidade natal do Magazine, Franca (SP). “Inove, pois a inovação é que faz a empresa se diferenciar dos concorrentes”. “Não escute os pessimistas porque se eles forem levado em conta, nunca haverá mudanças, nem crescimento”.

Conquista diária

Para Luiza, “Todo dia é importante porque indica um ponto de virada na vida de um empreendedor. Todo dia é importante porque representa uma nova chance para fazer mudanças e melhorar a empresa”. O último ponto: “Pare de reclamar e comece a agradecer”.  Luiza é daquele tipo de pessoa que só agradece. “Reclamar? De jeito nenhum. Não falo mal do meu país. Me sinto responsável pelo desenvolvimento do país e prefiro pensar em soluções ao invés de reclamar", ensina Luiza Helena Trajano.

Luiz Renato Hauly - Economista e Advogado - Londrina - Pr

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios