Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

"O homem que remove montanhas sempre começa retirando pequenas pedras do caminho" – provérbio chinês

A mais inovadora

A Apple subiu três posições e assumiu a liderança do ranking de Empresas Mais Inovadoras do Mundo, publicado pela Fast Company. Entre as 10 melhores colocadas na edição 2018 da lista, também aparecem empresas como Netflix, Amazon e Spotify. De acordo com a publicação, depois de um longo período sem apresentar grandes inovações, a Apple teve um "2017 notável" com o sucesso de produtos como seus fones de ouvido sem fio - os AirPods - o relógio Watch Series 3 e o iPhone X. As pessoas falam sobre uma empresa como uma força criativa, elas tendem a avaliar seus dispositivos mais novos e analisar o quanto eles melhoraram em comparação aos seus antecessores.

Refis das Micro

O Deputado Federal Luiz Carlos Hauly, considerado o “Pai da Microempresa”, informou que continua forte a mobilização no Congresso para a derrubada do veto ao Refis das Micro e Pequenas Empresas. Ele manteve encontro com o líder do Governo no Senado Romero Jucá, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos e outras lideranças da Câmara e do Senado. Para Hauly, há uma forte mobilização para que a derrubada do veto seja votada durante sessão na próxima semana. A proposta vai permitir o parcelamento de débitos perante o Simples Nacional (Super Simples) em até 180 meses.

Alcance social

Atualmente, cerca de 70% das empresas brasileiras estão submetidas ao Simples Nacional, conforme dados da Receita Federal.  Segundo o Hauly, as micro e pequenas empresas representam mais de 60% do estoque de empregos no Brasil e mais de 90% da geração de novos empregos nos últimos dez anos no país. Para ele, a derrubada do veto será fundamental para reaquecer a economia. Hauly estima que serão abertas mais de 1 milhão de novas vagas de trabalho nessas empresas que estão devendo ao Fisco e ao Super Simples.

Empreendendo em Arapongas

Apresentei ao prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, o Projeto Empreendendo, o qual tem o apoio da Fomento Paraná e outras 20 instituições. Mais de 250 jovens já participaram desse programa inovador que leva educação empreendedoras para alunos da rede pública de Bandeirantes, Londrina, Cambé e Rolândia. Acompanharam a visita ao prefeito a vereadora Cleide Bisca e Valquíria Trevizan Pereira, responsável pelo Banco do Empreendedor de Arapongas. Sérgio Onofre gostou e elogiou o Projeto Empreendendo.

Boa notícia

O Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) projeta criar, somente neste ano, 600 mil oportunidades de emprego para jovens e adolescentes. Para essa estimativa estão sendo considerados os 180 mil estagiários ativos em janeiro e as 240 mil novas contratações que devem ocorrer durante 2018. Além disso, para o programa Aprendiz Legal são 78 mil aprendizes ativos em janeiro e mais 102 mil novas contratações ao longo do exercício. No ano passado, a entidade foi responsável por 29% das contratações dos programas de aprendizagem no País.

Desespero venezuelano

Afundado na maior crise política, econômica e social de sua história, num lance de desespero para fazer caixa, o presidente Nicolás Maduro lançou sua moeda virtual, o token chamado petro, tendo como garantia as reservas de petróleo da Venezuela. Foram emitidos, em uma espécie de pré-venda, 82,4 milhões de tokens, mas o governo local afirmou que 100 milhões de unidades serão criadas, que devem render um valor total de US$ 6 bilhões. Esta é a primeira criptomoeda do mundo a ter commodities como garantia. Sem credibilidade, o lance de desespero de Maduro pode não tem o retorno esperado, conforme análise de especialistas.

Luiz Renato Hauly é Economista, Advogado e MBA em Gestão Pública pela FGV

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios