Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve primeiro servir” – Jesus Cristo

Tendência de franquias

Franquias sempre são uma opção interessante para quem quer iniciar um novo negócio. A consultoria Rizzo Franchise elaborou um estudo sobre os segmentos mais promissores (ou saturados) para abrir sua unidade franqueada entre 2018 e 2020. Conforme essa análise os setores que estão em alta são: Franquias de alimentação, pois esse é o setor mais forte do franchising no Brasil e a tendência é que os bons resultados continuem a aparecer; Franquias de serviços especializados - incluindo conserto de celulares, customizar roupas, além de conservação e manutenção comercial e residencial sendo essa uma área de especial crescimento.

Franquias em alta

Também está em alta, Franquias na área de serviço e entrega devido ao engarrafamento e a agilidade que pede os negócios; Franquias na área de saúde com aumento da expectativa de vida, o custo alto dos planos de saúde e a deficiência no atendimento público. Atenção para os setores que não são recomendados pelo estudo da Consultoria Rizzo: Franquias de perfumaria e cosméticos e Franquias de vestuário. O Motivo seria o mesmo: excessos de oferta no mercado dessas áreas. No caso do vestuário, a previsão é de que poderá haver um encolhimento de algumas franquias.

Profissões em alta

A Michael Page, empresa inglesa especialista mundial em recrutamento de pessoal, listou as profissões que estarão em destaque neste ano de 2018. Conforme o gerente regional da companhia, Thiago Gaudêncio, existe no Brasil a necessidade de 1 mil novos cientistas de dados todos os anos, pessoal graduado em Ciências da Computação. Também se destacam, segundo ele, posições de comprador, analista de mídias digitais, analista de investimento e secretária executiva bilíngue. Num país que ainda sofre com a crise econômica e o desemprego, certamente que os profissionais especializados destas áreas citadas terão maior facilidade para encontrar um emprego.

Prêmio de Educação

Parabéns ao professor Wemerson Nogueira, do Espírito Santo, que concorre ao prêmio internacional de educação, o Global Teacher Prize. Ele é um dos 10 finalistas de um concurso que teve 20 mil indicações com candidatos de 179 países.  O vencedor levará o prêmio de US$ 1 milhão nesta disputa promovida pela Fundação Varkey, com apoio do Governo dos Emirados Árabes. Professor de química, Wemerson incentivou os alunos a pesquisar sobre drogas e atuar na prevenção na comunidade. Em outro estudo, incentivou os estudantes a desenvolver um filtro de areia que deixa a água poluída do rio apta a ser utilizada em atividades domésticas.

Abertura na ilha

O enfraquecimento dos irmãos Fidel e Raul Castro, a partir de 2010, fez com que uma onda de empreendedores começassem a sonhar com negócios próprios em Cuba. Ainda que enfrentando toda insegurança jurídica de um regime comunista cambaleante, mesmo assim surgiram nos últimos anos 567.982 empreendedores, 12% da população ativa. Para um país onde tudo sempre pertencia ao Estado e não havia uma cultura de negócios, esse avanço tem sido comemorado. Dado significativo é de que um terço desses novos negócios são liderados por jovens empreendedores que buscam uma vida melhor.

Conexão pela internet

Depois de viver anos com a economia represada pelo atraso governamental, os negócios começam a florescer em Cuba. Como é grande a carência em todas as áreas, é natural que os novos empreendedores estejam otimistas. Após viver desconectada do mundo, Cuba agora oferece mais de mil zonas de wi-fi públicas. E a expansão da internet tem sido a ponte para a conexão de centenas de novos negócios. Depois de quase seis décadas de comunismo, agora Cuba começa a viver revolução pelo empreendedorismo com geração de empregos, renda e desenvolvimento.

Luiz Renato Hauly é Advogado e  Economista - Londrina - Pr

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios