Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O avanço tecnológico, a vida em constante mudança e o processo de globalização cada vez mais visível, trouxeram na década de 1980 um exercício de futurologia para os especialistas.

Um novo milênio se aproximava e com isso um mundo de incertezas.

Muitos pensavam que o mundo estaria em declínio, e as próximas gerações estariam comprometidas. Muitos dos empregos tradicionais estavam em desaparecendo, situações ditas “normais” estavam fora de controle.

Poe outro lado, uma série de historiadores e cientistas apostavam em um “boom” econômico, que levantaria a expectativa de dias melhores. Um período de 40 anos (de 1980 a 2020) que mudaria completamente o rumo das pessoas.

Sendo assim, diversas previsões foram aparecendo, inclusive sobre as supostas “novas profissões” ou “profissões do futuro”.  Um artigo publicado em 1988, no jornal americano Press and Sun-Bulletin, de Nova York, colocava em pauta esse assunto, e como seriam essas profissões para o ano de 2020. Será que os ditos “especialista” acertaram?

Gerente de hotel no oceano

A primeira previsão seria algo inusitado até mesmo em várias décadas. Para os tais especialistas, teríamos hoje inúmeras cidades erguidas em cima dos oceanos, coisa que não veio a acontecer. Portanto: Previsão errada.

Consultor de bem-estar

Já a segunda previsão foi mais acertada. Hoje em dia, existem diversas pessoas que trabalham para garantir o bem estar dos demais. Influenciadores trabalham diretamente na qualidade de vida e saúde de seus assistidos. Portanto: Previsão certa.

Especialista em direito esportivo

Esse sem dúvida acertou em cheio. No meio esportivo, o trabalho direcionado é muito bem visto e necessário. A profissão “advogado esportivo” está cada dia mais evidente, já que o meio necessita de regras e tribunais específicos. Portanto: Previsão certa.

Astrônomo lunar

Nosso satélite despertou muito interesse principalmente durante a guerra fria. Algumas foram as expedições até lá. Porém, a mesma, não se mostrou uma fonte de recursos para os dias atuais. Portanto: Previsão errada.

Treinador de robôs

Atualmente os robôs já fazem parte do nosso cotidiano. Apesar de ser uma tecnologia cara, temos alguns aparelhos robotizados circulando nossas vidas. Porém, a profissão de treinador de robôs ainda é abstrata e precisa de um certo avanço. Portanto: Previsão parcialmente certa.

Autoburguer

Digamos que essa previsão também foi parcialmente certa. Grandes marcas de fast food possuem equipamentos automatizados e que agilizam e facilitam o trabalho, mas ainda o ser humano é de extrema importância nesses locais. Portanto: Portanto: Previsão parcialmente certa.

E Para o futuro?

De acordo com a publicação realizada pelo time de conteúdo do site de roleta online Betway Casino , nos conta que nesta segunda década do século XXI , o exercício de futurologia se torna cada vez mais imprevisível. Confira aqui a publicação.

A Fundação Instituto de Administração fez um exercício para prever quais seriam as novas profissões que estariam em atividade nos próximos anos. Seriam elas:

Analista de Big data (basicamente um gerenciador de grandes quantidades de dados)

Engenheiro de inteligência artificial (responsável pelo gerenciamento de criação e desenvolvimento de projetos baseados na inteligência artificial)

Geneticista (o profissional iria estudar as informações genéticas, que controlam os organismos vivos, para entender sua interação com o ambiente)

Consultor financeiro de criptomoeda (seria um auxiliar nas transações de criptomoeda, deixando assim o assunto mais seguro)

Seriam essas as novas profissões?
Só o tempo para responder ...

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios