Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todo governo comprometido com o povo tem a obrigação de alicerçar a sua democracia, gerar empregos, fortalecer a segurança pública, combater a desigualdade social, criar políticas de conscientização quanto a qualquer tipo de preconceito, racismo, intolerância religiosa, investir na saúde pública e principalmente promover uma educação de qualidade.

Devemos garantir a liberdade de ensino e a autonomia dos educadores, eles devem ser livres para ensinar e debater suas ideias em sala de aula. O professor deve sempre desenvolver nos jovens a capacidade do desenvolvimento do pensamento crítico, somente pela educação essa emancipação será possível, papel esse vital da instituição escolar.

Não podemos aceitar que desvalorizem a educação brasileira, é temerário priorizar somente uma área do conhecimento sabendo que todos se complementam e são essenciais na construção do conhecimento humano. Jair Bolsonaro quer definhar o "cérebro" de nossos jovens quando não incentiva e corta recursos de uma determinada área em detrimento de outras, o mais preocupante foi ouvir do presidente e do ministro da educação que os cursos de filosofia e sociologia não são importantes e por esse motivo deveriam sofrer cortes no orçamento. Bolsonaro quer construir uma geração de robôs?

O corte de recursos para essa área trará efeitos devastadores a longo prazo, haverá um atraso intelectual e cultural nas próximas gerações, professores perderão seus empregos e em pouco tempo o governo excluirá essas disciplinas do ensino médio, estratégia essa empregada na ditadura militar. É inaceitável, é imprudente, é autoritarismo. Não podemos aceitar mais isso.

Valdonilson Alves Moreira Pereira - Graduado em filosofia e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - e-mail: valdonilson@globomail.com    https://www.facebook.com/valdonilsonalvesmoreira

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios