Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Muitas vezes é complicado equilibrar as receitas e as despesas de um negócio, principalmente em tempos de economia incerta e fortes crises. Então saber o Ponto de Equilíbrio da empresa é de fato muito importante, de maneira muito sintética podemos explicar então que:

O Ponto de Equilíbrio é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período. Por meio dele, você saberá qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis. Esse número é que determinará qual será a quantidade de vendas a ser alcançada para obter lucro.

Existem algumas variações do cálculo para deixar o indicador mais coerente com o objetivo da empresa, os três principais são:

Método Contábil:Esse é o método mais difundido e conhecido de cálculo, nele o cálculo leva em consideração que as receitas menos despesas devem ser zero.

Método Financeiro:No Ponto de Equilíbrio Financeiro ou de Caixa, de todas as receitas e despesas contabilizadas, são retiradas do cálculo todas aquelas que não representam um desembolso ou entrada no caixa, assim a o indicador fica compatível com o caixa da empresa.As principais despesas e receitas que são contabilizadas e que não representam uma saída ou uma entrada de caixa são: a depreciação, a amortização e a variação cambial.

Método Econômico:No Ponto de Equilíbrio Econômico, é considerado o custo de oportunidade do dinheiro aplicado, assim se tem uma visão do lucro mínimo aceitável pelo empreendedor tendo em vista que ele aplicou os seus recursos no negócio. O comparativo da oportunidade pode ser feito por exemplo com aplicações em CDC, LCI, poupança etc.

Uma empresa deve ser lucrativa o suficiente para remunerar adequadamente o capital investido. Ao fazê-lo, a organização garante sua continuidade, eleva suas expectativas de crescimento, gera empregos e trabalhos sociais. 

Eduardo Sehnem Ferro - Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados. - Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios