13ª Semana da Agricultura de Cambé começa neste sábado
Com programação técnica e festiva inicia neste sábado, 6, a 13ª Semana da Agricultura de Cambe. Evento que envolve parcela da população urbana e de oito comunidades rurais. Dentre os atrativos estão o torneio de futebol, cavalgada, santa missa, encontro de mulheres e culmina no jantar de premiação do concurso contra as perdas na colheita de soja .
Para os integrantes da comissão organizadora da Semana da Agricultura, o extensionista municipal Romeu de Souza da Emater e produtor rural e presidente do Sindicato Rural João Antônio Menolli, os preparativos da 13ª edição estão bem encaminhados, consagrando a iniciativa que desde a primeira vez vem integrando as pessoas e as organizações oficiais e privadas diretamente envolvidas no desenvolvimento rural de Cambé.
O ponto alto da programação é o jantar que reúne na noite de sexta-feira, 12, na sede social do Sindicato Rural de Cambe, Parque Figueira Branca, mais de 800 convidados prestigiando os 124 operadores e proprietários rurais do município, participantes do 16º Concurso Municipal Contra Perdas na Colheita de Soja. Na oportunidade será conhecido e premiado o operador campeão do certame.
Considerado o município de menor perda na colheita de soja do país, Cambé mantém a tradição de ter adotado desde o início a metodologia de avaliação gerada pela Embrapa Soja e difundida no município pelo instituto Emater. Na safra passada o operador Orivaldo Rovina, durante a colheita de soja da propriedade rural de Alderijo Rovina, Comunidade da Prata apresentou a média de 4,2 quilos por hectare. Na segunda colocação ficou o operador João Carlos Limeira, da Comunicada Paineirinha com 4,3 e Sebastião Alves dos Santos, do Km 9, que teve a perda média de 4,4 quilos por hectare.
Às 8h30min deste sábado começa o 6º Torneio Intercomunidades de Futebol, colocando em disputa em campo suíço 13 times das comunidades rurais. No domingo a concentração 1 mil participantes da 5ª Cavalgada é na praça da Igreja Rainha dos Apóstolos às 9h30min, com a Santa Missa iniciando às 10h00min. Quarta-feira, dia 10, às 8h30min tem início o 6º Encontro de Senhoras Empreendedoras Rurais com 250 participantes convidadas e na sexta-feira pela manhã será feita a pesagem das amostras de soja coletadas para a classificação do concurso.
Integrado à região metropolitana de Londrina, no Norte do Paraná, o município de Cambé cultiva a cada ano 30 mil hectares de soja e desde 1991 promove juntamente com o Governo do Paraná, através do instituto Emater (ex-Acarpa) e 17 entidades parceiras do Conselho de Desenvolvimento Rural, ações técnicas para redução de desperdícios no campo. Naquela época as perdas de colheita eram de 2,4 sacas por hectare e hoje estão na média municipal abaixo de ½ saca por hectare. No Brasil elas superam 2 sacas e no Paraná a média se mantém em 1 saca por hectare, índice considero tecnologicamente aceitável pela pesquisa agronômica da Embrapa Soja.
(Sérgio Henrique Schmitt – Asimp/Emater)
Leia também:
Comentários:
Seja o primeiro a comentar!
Deixe seu comentário: