Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Assistência Social e com apoio das secretarias de Saúde e de Educação, lança nesta terça-feira (18), às 16h, no Calçadão, um pacote de medidas que visam a proteção à criança e ao adolescente de Cambé. Entre as ações, estão a implantação da comissão de Escuta Especializada no município e o encaminhamento de um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, que institui a lei da Família Acolhedora e o Apadrinhamento Afetivo.

O lançamento se dá no dia em que é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

A atenção à criança e o combate a todas as formas de violência contra elas é uma das prioridades do prefeito Conrado Scheller e está em seu plano de governo. “Não posso admitir que uma criança sofra violência, seja ela qual for. Precisamos cuidar de nossas crianças e isso é um trabalho integrado de várias áreas da prefeitura. A gente sabe que, muitas vezes, a violência ocorre em casa. Por isso, precisamos estar atentos a qualquer sinal e também oferecer mecanismos de prevenção, de denúncia e de acolhimento a essas crianças”, cobrou o prefeito.

Em Cambé, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é quem acolhe as denúncias e que presta o atendimento psicossocial às vítimas e ao núcleo familiar envolvido. As denúncias podem ser feitas, de maneira anônima, pelo telefone 3174-0452, ou no formulário online, disponível no site da Prefeitura, clicando no link “Notificar é cuidar” (http://sistemasweb.cambe.pr.gov.br:8080/NotificaViolencia/form_notificacao/). Desde a criação do Creas em Cambé, em 2009, foram registrados 609 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na cidade. A maior parte delas – 72% – ocorreu dentro da própria família.

Escuta Especializada

De acordo com a secretária de Assistência Social de Cambé, Lucilene Diório, a Escuta Especializada é uma forma de poupar a criança ou adolescente de ter que ficar relembrando várias vezes o abuso e passar pelo constrangimento de ficar contando a história para várias pessoas. “O objetivo é que o sistema de proteção não seja mais um violador. Um profissional apenas ouve essa criança e dá continuidade no atendimento junto aos outros órgãos”, explica.

Apadrinhamento afetivo

No caso do Apadrinhamento Afetivo, padrinhos e madrinhas oferecem momentos de carinho, acolhimento, lazer e diversão às crianças que ainda estão inseridas no ambiente familiar. “Em meio ao processo que envolve casos de violência, mantemos as crianças no convívio de padrinhos e madrinhas para realizarem atividades sociais, como um passeio de final de semana, que vão ajudar no tratamento dessas vítimas”, explica Diório.

Família acolhedora

No caso da família acolhedora, a criança fica sob os cuidados de uma família por um período pré-determinado, até que a situação na família de origem seja resolvida. “É parecido com uma adoção, pois a família é responsável pela criança tanto nos cuidados como nos gastos, mas tem um prazo estabelecido. Nosso objetivo não é tirar a criança do convívio familiar, mas sim resolver a situação para que ela volte em segurança para a casa”, reforçou Diório, lembrando que as famílias acolhedoras passam por uma capacitação para receber as crianças.

Conforme a psicóloga e diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Cambé, Flavia Iwakura, as crianças vítimas de violência sexual podem sofrer consequências, que vão influenciar em seu comportamento para o resto da vida. Por isso a importância de um trabalho forte e contínuo para a promoção da recuperação psicossocial delas. “Quando a criança ou o adolescente sofrem violência, o desenvolvimento sexual natural é rompido. Se não tratado, essa vítima pode se tornar outro abusador no futuro ou então pode ter problemas sexuais para o resto da vida”, pontuou. “Por isso, é preciso denunciar. Quem tem conhecimento de abusos e não denuncia também violenta”, completou.

Para celebrar a criação do pacote de proteção e também o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Assistência Social promove até o dia 21 um Museu de Rua no Calçadão com ações ligadas ao tema.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.