Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As escolas municipais voltaram para o segundo período letivo de 2021 na última quarta-feira (28), após pausa para o recesso em julho. Segundo informações da Secretaria de Educação, os pais ou responsáveis dos alunos do Infantil 4 também podem optar agora pelo modelo híbrido, com parte das aulas em casa e o restante presencialmente nas escolas. Anteriormente, a possibilidade de cursar o ensino híbrido era para os alunos do Infantil 5 e do Ensino Fundamental 1. Ainda segundo a Secretaria de Educação, as escolas vão continuar com as medidas sanitárias que já vêm sendo aplicadas desde fevereiro, quando o município voltou pela primeira vez com as aulas presenciais após o início da pandemia da Covid-19, no começo de 2020.

A secretária de Educação, Estela Camata, ressalta que a possibilidade dos pais ou responsáveis de alunos optarem pelo ensino híbrido ainda está aberta. “Nós oportunizamos a opção aos pais dos alunos que estavam no ensino remoto de migrarem para o híbrido”, explica.

Cambé foi a primeira cidade da região a ter o retorno das aulas presenciais este ano. Com um rigoroso protocolo de segurança, esse retorno foi destaque positivo. “As escolas estavam bem equipadas, com materiais de proteção, com a equipe escolar preparada acerca da higienização e do cumprimento das normas de distanciamento social, além da conscientização dos pais, alunos e servidores diante de qualquer sintoma”, destaca Camata. A secretária ainda pontua que a efetivação das medidas de segurança possibilitou que a pasta pudesse acompanhar todos os casos suspeitos da doença no interior das unidades escolares, tomando decisões com agilidade e prevenindo o contágio.

Camata ainda ressalta a importância do planejamento antecipado que a Secretaria de Educação fez em janeiro, antes do início do ano letivo, em fevereiro, e que culminou na elaboração de um guia. “Esse documento contempla todo o plano de atendimento, seguindo as normas de segurança sanitária das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde”, explica.

De acordo com a secretária, também foi criado um setor dentro da Secretaria de Educação, o TDics (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto Escolar), visando investir na formação dos professores. “Isso foi necessário para que a interação entre professor, aluno e família contribuísse com as práticas pedagógicas”, destaca.

Estela Camata esclarece que outras mudanças vão acontecer no decorrer do ano letivo. “Nós projetamos cada vez mais ir ao encontro e atender as necessidades dos alunos”, pontua.

Segundo a Secretaria de Educação, 54% dos alunos que estavam aptos a escolher o ensino híbrido optaram pelo modelo. “Nossa previsão é que após esse período de inverno mais rigoroso, o modelo híbrido de ensino tenha mais adesão”, explica a secretária. “Estamos esperançosos com a melhora do cenário em relação à Covid-19, ao retorno dos alunos e à imunização total de todos os profissionais da Educação”, finaliza a secretária.

O prefeito Conrado Scheller afirma que a volta às aulas na cidade ocorreu dentro do esperado. "Quando decidimos retornar com as aulas no sistema híbrido lá no início do ano, tínhamos a convicção de que ocorreria tudo dentro do planejado e com segurança. Hoje, vemos que deu tudo certo, graças à colaboração das crianças e à equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores, trabalhadores das escolas, que não mediram esforços para que nossas crianças pudessem voltar a estudar em segurança", ressalta Scheller.

Ano letivo de 2021

O ano letivo de 2021 começou no dia 8 de fevereiro no formato remoto e no dia 23 do mesmo mês no modelo híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e o restante em atividades à distância. Com o agravamento da pandemia na cidade em março, as aulas no formato híbrido foram suspensas e as atividades ficaram restritas ao modelo remoto entre os dias 1º de março e 14 de maio, quando as aulas retornaram no modelo híbrido. As atividades do segundo semestre começaram no dia 28 de julho e vão até dezembro.

NCPMC.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.